RELIGIÕES SOB A PERSPECTIVA TRANSNACIONAL
CONCEITOS, PRÁTICAS E ABORDAGENS
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p751-763Parole chiave:
História das Religiões, Perspectiva transnacionalAbstract
O objetivo este trabalho é discutir como a perspectiva transnacional pode ampliar o espectro de pesquisas sobre religiões em seus mais diversos matizes. O artigo contextualiza a proposta de análise a partir do surgimento das nações modernas, no final do século XIX, entendendo que ela só pode ser aplicada para objetos contemporâneos ou posteriores a esse processo. Além disso, destaca a sua importância na revisão de fronteiras, na análise de processos de territorialização e desterritorialização de movimentos e fazeres religiosos. Para compreender sua aplicação, são empregados dois exemplos de análise ao longo do texto: o caso dos processos de secularização e laicização do final do século XIX e as midiatizações das religiões mediúnicas durante a pandemia de COVID-19. Por fim, o artigo reflete como a perspectiva transnacional, que não pode ser encarada como um método, traz um novo enfoque para os objetos religiosos, vendo-os para além de seu contexto local e inserindo-os nas dinâmicas internacionais de transformação do fazer crer.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALTENBERND, Erik; YOUNG, Alex Trimble. Introduction: the significance of the frontier in na age of transnational history. Settler Colonial Studies. 4:2, 2014. pp. 127-150.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas – Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BERGER, Peter. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985. p.119.
BHABHA, Homi. DissemiNação – o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna In O Local da Cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
CAVALCANTI, Robinson. Cristianismo e política: teoria bíblica e prática histórica. São Paulo: Temáticas, 1994.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
DELACAMPAGNE, Christian. A Filosofia Política Hoje: Ideias, Debates, Questões. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
FUCHS, Eckhardt. History of education beyond the nation? Trends in historical and educational scholarship. In BAGCHI, Barnita; FUCHS, Eckhardt; ROUSMANIERE, Kate (ed.) Connecting histories of education: Transnational and cross-cultural exchanges in (post) colonial education. New Yor/Oxford: Berghahn Books, 2014.
GUERRA, François-Xavier. Mémoires en Devenir.Amérique latine XVIe – XXe siècle. Bourdeaux: Maison des Pays Ibériques, 1994.
GUERRA, François-Xavier. Modernidad y independencias: ensayos sobre las revoluciones hispánicas. México: FCE, 1992.
KARNAL, Leandro e TATSCH, Flavia Galli. A memória evanescente: Documento e História In FREITAS NETO, José Alves de; KARNAL, Leandro. A Escrita da Memória: interpretações e análises documentais. São Paulo: Instituto Cultural Banco Santos, 2004. pp.49-61.
MADER, Maria Elisa Noronha Sá. Revoluções de Independência na América Hispânica: uma reflexão historiográfica in Revista de História, 159 (2ª semestre). São Paulo: Edusp, 2008.
MARTINO, L. M. S. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.
MASSEY, Doreen Barbara. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MOURA, Carlos André Silva de. Histórias Cruzadas: intelectuais no Brasil e em Portugal durante a Restauração Católica (1910-1942). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2018.
NETO, Vitor. O Estado, a Igreja e a Sociedade em Portugal (1832-1911). Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998.
RANQUETAT JR., César Alberto. Laicidade à brasileira: um estudo sobre a controvérsia em torno da presença de símbolos religiosos em espaços públicos. Tese de Doutorado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
RANQUETAT JR., César Alberto. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. Tempo da Ciência, nº 15, 2008.
RIBEIRO, Emanuela Sousa. Igreja católica e modernidade no Maranhão: 1889-1922. Dissertação de Mestrado. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2003.
ROGERS, Rebecca. Conversations about the transnational: Reading and writing the empire in the history of education. In FUCHS, Eckhardt; ROLDÁN VERA, Eugenia (ed). The transnational in the history of education: concepts ans perspectives. London: Palgrave Macmillan, 2019. pp. 101-124.
STRUCK, Bernhard; FERRIS, Kate; REVER, Jacques. Introduction: Space and Scale. Transnational History. The International History Review. 33: 4, 2011, pp. 573-584.
TEIXEIRA FILHO, C.; AZEVEDO JÚNIOR, A. C. Umbanda midiatizada: entre consumo, músicas e experiências pessoais. In: CAMARGO, H. W. (Org.). Umbanda, cultura e comunicação: olhares e encruzilhadas. Curitiba: Syntagma Editores,2019.
UZUN, Julia Rany Campos Freitas Pereira. “A praga da nossa era é o chamado secularismo”: o processo de laicização aparente durante o início da República brasileira. Parallelus. Recife, v. 13, n. 33, jul./dez. 2022, p. 401-418. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2142/2077 Acesso em 04 out. 2023.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Julia Rany Campos Freitas Pereira Uzun
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).