PRINCÍPIO PLURALISTA E RECONHECIMENTO: PROVOCAÇÕES ÉTICAS E EPISTEMOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n29.p035-048Parole chiave:
Princípio Pluralista, Reconhecimento, Teologia Pública, Alteridade, Teologia Latino-AmericanaAbstract
A evidência factual do pluralismo cultural e religioso interpela o conhecimento científico à revisão de seus pressupostos epistêmicos e metodológicos, bem como na crítica de epistemologias absolutistas. Essa tarefa é aqui pensada especialmente no âmbito dos estudos da religião, na área de Ciências da Religião e Teologia, por meio da aproximação do princípio pluralista enquanto procedimento hermenêutico e analítico, conforme desenvolvido pelo teólogo metodista Claudio de Oliveira Ribeiro, com a noção de reconhecimento mútuo, particularmente empregada nas relações ecumênicas. A partir da contextualização de ambos os conceitos, propõe-se a descrição de elementos que orientem a coexistência na pluralidade, respeitosa das alteridades que envolvem os sujeitos dialogantes, suas subjetividades e contextos. Como resultado, pensa-se numa teologia crítica atenta às pluralidades, que busca dizer a questão de Deus por meio de linguagens outras, que valoriza as alteridades e que encontra na vulnerabilidade e no sofrimento humano fecundos pontos de partida que exigem uma reflexão sensível e contextual.Downloads
Riferimenti bibliografici
AMALADOSS, Michael. Promover a Harmonia. Vivendo em um mundo pluralista. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
BARCALA, Martin Santos. O princípio pluralista: problematizações e provocações. Caderno Teológico, v. 5, n. 1, p. 10-25, 2020.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
COLET, Raquel de Fátima. Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil: uma análise histórico-teológica. 291f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020.
CUNHA, Carlos Alberto Motta. Teologia do reconhecimento: provocações decoloniais e a ética do bem comum. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 54, n. 1, p. 294-312, 2018.
FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’. Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
LUCKNER, Rita de Cássia Scocca. Cruzando fronteiras: um diálogo teológico-literário sobre o pluralismo religioso na obra A Viagem de Théo, de Catherine Clément. Caderno Teológico, v. 5, n. 1, p. 63-75, 2020.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. O debate sobre o princípio pluralista: um balanço das reflexões sobre o princípio pluralista e suas aplicações. Cadernos Teologia Pública, v. 17, n. 145, 2020.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira; ARAGÃO, Gilbraz; PANASIEWICZ, Roberlei (Orgs.). Dicionário do Pluralismo Religioso. São Paulo: Recriar, 2020.
RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2014.
SINNER, Rudolf von. Confiança e Convivência. Reflexões éticas e ecumênicas. São Leopoldo: Sinodal, 2007.
SOUSA, Luis Fernando Carvalho. Corpos subversivos e o princípio pluralista: uma análise antropológica. Caderno Teológico, v. 5, n. 1, p. 38-49, 2020.
SOUZA, Flávio Fernando de. Pastoral Urbana no Contexto da Pós-modernidade. Pautas para uma Evangelização Inculturada nas Cidades Latino-americanas. 2018. 344 p. Tese (Doutorado em Teologia). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.
TOSTES, Angélica. Diálogo interfé e hermenêutica feminista latino-americana: possíveis caminhos. Caderno Teológico, v. 5, n. 1, p. 26-37, 2020.
VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei das flores. Álbum: Pra não dizer que não falei das flores. Editora e Imp. Musical Fermata do Brasil, 1979.
WESTHELLE, Vítor. O Deus escandaloso: o uso e abuso da cruz. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008.
ZEFERINO, Jefferson. A política como assunto dos estudos em teologia pública: aportes na relação entre religião e espaço público à luz da tipologia de teologias políticas de Boaventura de Sousa Santos. Caderno Teológico, v. 4, n. 2, p. 67-79, 2019.
ZEFERINO, Jefferson. Cidadania e teologia pública: estado da discussão e enfoque na criticidade. in SINNER, Rudolf von; ULRICH, Claudete Beise; FORSTER, Dion (Orgs.). Teologia pública no Brasil e na África do Sul: um diálogo teológico-político. São Leopoldo: Sinodal, 2020, p. 65-85.
ZEFERINO, Jefferson; COLET, Raquel de Fátima; VILLAS BOAS, Alex. Religião, educação e direitos: a contribuição da ecologia integral na perspectiva da teologia pública. Caminhos, v. 17, n. 3, p. 14-26, 2019.
ZEFERINO, Jefferson; FERNANDES, Marcio Luiz; PINTO, Ana Beatriz. Poesia, imagem e teoria: ressonâncias escatológicas a partir de Casaldáliga, Cerezo e Westhelle. Estudos de Religião, v. 34, n. 3, p. 231-258, 2020.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).