MEDELLÍN E A LITURGIA FUNDAMENTOS PARA TRADUZIR EM BELEZA O ESPAÇO CELEBRATIVO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2019.v10n23.p089-107Parole chiave:
Medellín, liturgia, arte, beleza, Vaticano IIAbstract
Este artigo objetiva entrelaçar duas temáticas de enorme relevância para a teologia latino-americana: Medellín e a liturgia. O texto apresenta o capítulo 9 da II Conferência do Episcopado Latino-americano, tendo presente as grandes linhas do mesmo documento. Através da Liturgia se busca encontrar os fundamentos para que a “casa da Igreja” seja ícone da Beleza. Para tanto, se quer reler de forma sinótica o Concílio Vaticano II e a II Conferência no que diz respeito à liturgia e, de consequência, para a arte litúrgica.
Palavras-chaves: Medellín; liturgia; arte; beleza; Vaticano II
Abstract
This article aims to interweave two themes of great relevance to Latin American theology: Medellín and the liturgy. The text presents chapter 9 of the II Conference of Latin American Bishops, bearing in mind the broad lines of the same document. Through the Liturgy one seeks to find the foundations for the "house of the Church" to be the icon of Beauty. To that end, the synoptic re-reading of the Second Vatican Council and the Second Conference regarding the liturgy and, consequently, liturgical art.
Keywords: Medellin; liturgy; art; beauty; Vatican II
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).