O ENSINO RELIGIOSO EM QUESTÃO: OLHARES E PERSPECTIVAS "Religious Education in question: looks and prospects"
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n9.p137-150Mots-clés :
Ensino Religioso. Autonomia Relativa. Pluralidade. Religious Education. Relative Autonomy. Plurality.Résumé
O Ensino Religioso tem sido alvo de análises de vários estudiosos de diferentes estados brasileiros em perspectiva local. De um modo geral, apontam-se os entraves deste componente curricular, a partir de pesquisas de campo nas quais é enfatizada a relevância da diversidade religiosa no seio da sala de aula e destacadas a problemática do proselitismo presente no discurso dos professores responsáveis por ministrar os seus conteúdos. Na presente abordagem, são apresentados os diversos agentes da sociedade que têm influenciado no tipo de Ensino Religioso existente no Brasil, suas mudanças de perspectiva e o lugar social ocupado por cada um deles. Para tanto, o conceito de autonomia relativa de Pierre Bourdieu tem aqui um significado especial, já que permite que se reflita sobre como o Ensino Religioso é construído em um campo de tensões marcado por debates que vão desde a defesa do ensino catequético à total exclusão na grade curricular da educação básica.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Autonomia Relativa. Pluralidade.
Abstract
Religious Education has been the target of several analysis of different scholars in diferent Brazilian States in local perspective. Generally speaking, the center of this component through curricular barriers from field research in which emphasized the importance of religious diversity within the classroom and highlighted the problem of proselytism in the speech of teachers responsible for giving their content. In this text we try to appoint the various actors of society that have influenced the type of religious teaching in Brazil, its changes of perspective and the social place occupied by each of them. On this attempt the concept of relative autonomy of Pierre Bourdieu has a special significance, since it allows us to reflect on how the religious teaching is built on a field of tensions marked by discussions ranging from the defense of catechetical teaching to total exclusion on curriculum of basic education.
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