A mulher fazendo teologia

Auteurs

  • Maristela Ferreira Silva Velozo Universidade Católica de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.25247/paralellus.2010.v1n1.p115-132

Mots-clés :

Mulher, Teologia, Libertação, Submissão.

Résumé

Refletir sobre a mulher na teologia ou que faz teologia não é tarefafácil, pois tem como grande novidade explicar o fazer teológico naótica e na realidade da mulher. A Teologia, ainda que considerando asignificativa evolução por que passou, ao longo dos séculos, continuacom formulações teológicas marcadamente machistas e patriarcalistas.A libertação feminina pela teologia é processo histórico lento, que sóocorrerá totalmente, na sociedade atual, se, ao mesmo tempo, acontecera libertação masculina. Ambos, mulher e homem, comprometidos coma renovação de mentalidade e de ações para o novo jeito de ser mulhere de ser homem, vão estimular a revisão das bases de sustentação dasteologias. Pelos desafios e pelas conquistas marcadas pela fé que amulher enfrenta no seu viver cotidiano, estão a complexidade, adiversidade e o mistério da sua feminilidade e da sua identidade, nãomais de opressão, nem de submissão.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Maristela Ferreira Silva Velozo, Universidade Católica de Pernambuco
    Graduada em FILOSOFIA pela Universidade Católica de Pernambuco (1997), emTEOLOGIA pela Universidade Católica de Pernambuco (1992) e mestrado em Ciênciasda Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Professora/orientadorapastoral - Liceu de Artes e Ofícios/Unicap, atuando principalmente nos seguintestemas: identidade e pluralismo religioso, cristianismo e modernidade, adolescentes ejovens, mudança de igreja e mecanismos psicossociais e religiosos.

Téléchargements

Comment citer

VELOZO, Maristela Ferreira Silva. A mulher fazendo teologia. PARALELLUS Revue d’études religieuses - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 1, p. 115–132, 2012. DOI: 10.25247/paralellus.2010.v1n1.p115-132. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/123.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articles similaires

61-70 sur 283

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.