RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO PARÁ: ENTRE A POLÍTICA E O RITUAL

Autores/as

  • Daniela Cordovil Corrêa dos SANTOS UEPA-PA

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n5.p59-73

Palabras clave:

Religiões afro-brasileiras, Políticas públicas, Identidade, Mina Nagô, Candomblé.

Resumen

O texto discute aspectos contemporâneos das religiões de matriz africana na Brasil, mais especificamente no Estado do Pará. São abordadas as características religiosas das principais vertentes de culto praticadas no Estado, sua trajetória histórica, e também a forma como estas religiões assumem atualmente identidades políticas, dialogando com o Estado e com a sociedade através da política eleitoral e da construção de políticas públicas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Daniela Cordovil Corrêa dos SANTOS, UEPA-PA
    Doutora e mestra em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

Cómo citar

SANTOS, Daniela Cordovil Corrêa dos. RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO PARÁ: ENTRE A POLÍTICA E O RITUAL. PARALELLUS Revista de Estudios de Religión - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 59–73, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n5.p59-73. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/206.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

101-110 de 189

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.