“EQUIVALÊNCIAS MÍSTICAS”, “PRINCÍPIO DE CORTE” E “DISCURSO COLONIAL”: ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRICANAS, NO BRASIL, PELA ÓTICA DE ROGER BASTIDE E HOMI BHABHA

Autores/as

  • Luiz Claudio Barroca da SILVA UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n5.p21-40

Palabras clave:

Religiões afro-brasileiras, Sincretismo, Antissincretismo, Identidade e religião, Discurso colonial.

Resumen

O presente artigo é um ensaio de interpretação sobre os termos “Equivalências Místicas” e “Princípio de Corte”, cunhados por Roger Bastide, e “Discurso Colonial”, denominado por Homi Bhabha e está dividido em quatro partes: a primeira pretende situar o leitor em alguns aspectos políticos e, consequentemente, religiosos da colonização portuguesa no Brasil. Dando sequência, serão apresentadas as contribuições da igreja católica, no território brasileiro, para a ocorrência das ditas equivalências e em seguida analisar o significado dessas na concepção bastidiana. Homi Bhabha tem um papel importante nesse artigo, assunto da última parte, pois contribui para uma nova perspectiva de compreensão dos fatos ocorridos com os africanos e, consequentemente, os negros diante da colonização.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Claudio Barroca da SILVA, UNICAP
    Mestre em Ciências da Religião e licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Cómo citar

SILVA, Luiz Claudio Barroca da. “EQUIVALÊNCIAS MÍSTICAS”, “PRINCÍPIO DE CORTE” E “DISCURSO COLONIAL”: ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRICANAS, NO BRASIL, PELA ÓTICA DE ROGER BASTIDE E HOMI BHABHA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 21–40, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n5.p21-40. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/204.. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos similares

31-40 de 442

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.