“EQUIVALÊNCIAS MÍSTICAS”, “PRINCÍPIO DE CORTE” E “DISCURSO COLONIAL”: ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRICANAS, NO BRASIL, PELA ÓTICA DE ROGER BASTIDE E HOMI BHABHA

Authors

  • Luiz Claudio Barroca da SILVA UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n5.p21-40

Keywords:

Religiões afro-brasileiras, Sincretismo, Antissincretismo, Identidade e religião, Discurso colonial.

Abstract

O presente artigo é um ensaio de interpretação sobre os termos “Equivalências Místicas” e “Princípio de Corte”, cunhados por Roger Bastide, e “Discurso Colonial”, denominado por Homi Bhabha e está dividido em quatro partes: a primeira pretende situar o leitor em alguns aspectos políticos e, consequentemente, religiosos da colonização portuguesa no Brasil. Dando sequência, serão apresentadas as contribuições da igreja católica, no território brasileiro, para a ocorrência das ditas equivalências e em seguida analisar o significado dessas na concepção bastidiana. Homi Bhabha tem um papel importante nesse artigo, assunto da última parte, pois contribui para uma nova perspectiva de compreensão dos fatos ocorridos com os africanos e, consequentemente, os negros diante da colonização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Luiz Claudio Barroca da SILVA, UNICAP
    Mestre em Ciências da Religião e licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

How to Cite

SILVA, Luiz Claudio Barroca da. “EQUIVALÊNCIAS MÍSTICAS”, “PRINCÍPIO DE CORTE” E “DISCURSO COLONIAL”: ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRICANAS, NO BRASIL, PELA ÓTICA DE ROGER BASTIDE E HOMI BHABHA. PARALELLUS Journal of Religion Studies - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 21–40, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n5.p21-40. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/204.. Acesso em: 22 dec. 2024.

Similar Articles

1-10 of 460

You may also start an advanced similarity search for this article.