ENTRE QUESTIONAMENTOS, PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E PARTICULARIDADES DO PESQUISADOR: O CARÁTER APROXIMATIVO DO CONHECIMENTO

Autor/innen

  • Danielle Ventura de Lima Pinheiro Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO.

Schlagwörter:

conhecimento, produção acadêmica, ciência, fenômeno religioso.

Abstract

O caráter aproximativo do conhecimento é aqui analisado com o objetivo de pontuar questões fundantes desta característica da produção científica. Para tanto, o estudo voltado para as próprias particularidades do pesquisador, seus questionamentos e respostas, a partir de suas escolhas teóricas e procedimentos metodológicos trazem uma discussão pertinente à academia, já que faz parte de uma característica presente em todos os níveis de produção do conhecimento fazendo com que sejam repensadas as dissertações e teses. É fundamental para compor este estudo a análise da visão das diversas correntes teóricas que abordaram sobre o caráter aproximado do conhecimento. A análise das trajetórias acadêmicas e peculiaridades do pesquisador, seus questionamentos e respostas e os procedimentos teórico-metodológicos terão, portanto, a finalidade de compreender de forma recortada o caráter aproximativo do conhecimento de algo.

Data de submissão: 18-09-2015. Aprovado em: outubro de 2016.

doi: 10.20426/P.2178-8162.2016v7n14p009

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Autor/innen-Biografie

  • Danielle Ventura de Lima Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO.
    Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Ciências das Religiões e Graduada em História pela UFPB. E-mail: daniellyventura@hotmail.com.

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Veröffentlicht

2016-12-31

Zitationsvorschlag

PINHEIRO, Danielle Ventura de Lima. ENTRE QUESTIONAMENTOS, PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E PARTICULARIDADES DO PESQUISADOR: O CARÁTER APROXIMATIVO DO CONHECIMENTO. PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 14, p. 009–026, 2016. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/635.. Acesso em: 22 dec. 2024.

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