A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO “KIT GAY” COMO INSTRUMENTO DE MANIPULAÇÃO DO ELEITORADO EVANGÉLICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2022.v13n32.p179-195Schlagwörter:
Ideologia de Gênero, Fake News, ReligiãoAbstract
Este trabalho apresenta uma análise crítica do discurso sobre a construção discursiva do “Kit Gay” como instrumento de manipulação do eleitorado evangélico brasileiro. Esta análise foi proposta a partir dos objetivos, avaliar como a construção discursiva do “Kit Gay” influenciou o eleitorado evangélico brasileiro e constituiu um instrumento de manipulação no espaço público, se propôs ainda analisar os impactos e efeitos do entrosamento entre midiatização das práticas religiosas e o processo eleitoral brasileiro, apresentar a prática midiática da Fake News e o poder de manipulação no processo organizacional eleitoral brasileiro; delinear aspectos do processo de midiatização da religião que influenciaram nas eleições. Verificou-se no decorrer da pesquisa que hoje existe uma facilidade muito grande de se ter acesso a todo tipo de informação e de poder opinar através de redes sociais, devido a essa facilidade muitas notícias acabam chegando sem a devida veracidade necessária. No processo eleitoral de 2018, o candidato Jair Bolsonaro se apropriou de dois conceitos que já vinham figurando na mídia a um certo tempo “a Ideologia de Gênero” e a fake News, uma servindo a outra. Por meio da Análise do Discurso foi possível verificar o processo de manipulação do eleitorado principalmente devido a divulgação constante de inverdades pelas redes sociais com a finalidade de eleger o atual presidente do Brasil e sobrepujar uma discriminação das minorias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica destacando autores como Cunha, Nogueira, Fairclough, entre outros.
Palavras-chave: Ideologia de Gênero; Fake News; Religião.
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