APRENDENDO SOBRE EDUCAÇÃO COM A FILOSOFIA MADHYAMAKA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n30.p369-382

Schlagwörter:

Educação, ensino-aprendizagem, Budismo

Abstract

O que é aprender? Qual é o propósito da educação? Como ensinar? Será que podemos encontrar algumas respostas ou indicações a essas perguntas em escritos de uma tradição mística como o Budismo? A ideia inicial do presente estudo foi buscar respostas a estas perguntas em um livro sobre a Escola Filosófica Madhyamaka sendo essa uma filosofia indiana do século II proveniente da antiga Universidade Nalanda. O objetivo principal do estudo foi o de analisar os usos e associações das palavras “ensinar” e “aprender" e estabelecer relações com os modos atuais pelos quais entendemos ensinar e aprender. Para a análise dos dados foi usada a Análise de Conteúdo de Bardin. As categorias apresentadas se referem às três perguntas iniciais formuladas. A partir das análises pode-se adentrar nesse contexto e observar a possibilidade da academia estabelecer diálogos e discutir as sociedades atuais e suas práticas à luz de conhecimentos antigos.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Luciana Fernandes Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação e Núcleo de Estudos da Religião/PPGAS/UFRGS.

Literaturhinweise

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 1977.

BECKER, F. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Porto Alegre. Paixão de Aprender, n. 5, p. 18-23, 1993.

BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96 BRASIL.

CUNHA, Olívia Maria Gomes da. Tempo imperfeito: uma etnografia do arquivo. Mana, v. 10, n. 2, p. 287-322, 2004.

DALAI LAMA. O caminho do meio: Fé baseada na razão. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora. Introdução à psicologia escolar, v. 3, p. 61-78, 1997.

GARFIELD, Jay L. Dependent Arising and the Emptiness of Emptiness: Why Did Nāgārjuna Start with Causation? Philosophy East and West, v. 44, n. 2, p. 219-250, abril 1994.

GONÇALVES, Ricardo Mário. As flores do dharma desabrocham sob o Cruzeiro do Sul: aspectos dos vários" budismos" no Brasil. Revista USP, n. 67, p. 198-207, 2005.

GOUVEIA, Ana Paula. Introdução à filosofia budista. Pia Sociedade de São Paulo-Editora Paulus, 2016.

JAMES, Simon P. Madhyamaka, Metaphysical Realism and the Possibility of an Ancestral World. Philosophy East and West, v. 68, n. 4, p. 1116-1133, 2018.

KALUPAHANA, David. Nagarjuna: The Philosophy of the Middle Way. Albany: State University of New York, 1986.

KHYENTSE RINPOCHE, D. J. Introduction to the middle way: Chandrakirti’s Madhyamakavatara. Seattle: Khyentse Foundation, 2003.

MASUZAWA, Tomoko. The invention of world religions: Or, how European universalism was preserved in the language of pluralism. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

MONTOYA, Adrian O. Dongo. Piaget: imagem mental e construção do conhecimento. Unesp, 2010.

RANGEL, Yolanda Padilla. Educación Contemplativa en la Universidad Naropa,¿ una propuesta pedagógica revolucionaria?. Caleidoscopio-Revista Semestral de Ciencias Sociales y Humanidades, n. 40, p. 253-278, 2019.

USARSKI, Frank. O dharma verde-amarelo mal-sucedido: um esboço da acanhada situação do Budismo. Estudos Avançados, v. 18, n. 52, p. 303-320, 2004.

Veröffentlicht

2021-08-31

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Zitationsvorschlag

MARQUES, Luciana Fernandes. APRENDENDO SOBRE EDUCAÇÃO COM A FILOSOFIA MADHYAMAKA. PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 30, p. 369–382, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n30.p369-382. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1962.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 148

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.