RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE NO CAMPO DA SAÚDE: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n28.p619-640

Schlagwörter:

Ensino Superior, Religião e Saúde, Profissionais da Saúde, Educação

Abstract

O Brasil é um país conhecido por sua diversidade religiosa e liberdade de culto. Diante de uma população bastante religiosa, conquanto, religião e espiritualidade são assuntos pouco explorados em cursos de formação superior ligados à área da saúde. Buscou-se no presente texto apresentar um panorama descritivo das características e problemáticas identificadas na atualidade sobre a inserção do eixo religião, espiritualidade e saúde na formação acadêmica de profissionais e estudantes do campo da saúde. Foi realizada uma revisão narrativa com base em estudos empíricos, teóricos e revisões sistemáticas recentes. A literatura investigada é composta por artigos de revistas científicas nacionais da área da saúde, teses, dissertações, capítulos de livros e publicações internacionais. Observou-se um evidente distanciamento entre a pesquisa contemporânea, sobre religião e os processos de saúde-doença, e sua tradução e aplicação na formação e atuação clínica de profissionais da saúde. Os estudos demostram uma inserção limitada do tema nos currículos dos cursos de graduação, com maior participação das instituições de ensino superior confessionais. Profissionais e estudantes parecem reconhecer a importância desta dimensão para saúde e o desejo de seus pacientes em falar sobre esse assunto, mas assumem não se sentir preparados ou não ter tido formação para realizar essa abordagem.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Adriano Furtado Holanda, Universidade Federal do Paraná
    Doutor em Psicologia, Professor do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação da Universidade Federal do Paraná. E-mail: aholanda@yahoo.com
  • Karine Costa Lima Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Doutoranda em Teologia pela PUC-PR. Mestre em Psicologia Clínica pela UFPR. Graduada em Psicologia pela mesma instituição e em Teologia pela UniCesumar. E-mail: karine_costalimapereira@yahoo.com.br.

Literaturhinweise

ABDALA, Gina Andrade et al. Religião, espiritualidade e a enfermagem. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social [online], Uberaba, v. 5, n. 1, p. 154-164, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v5i0.2001

ALVES, Joseane de Souza; JUNGES, José Roque; LÓPEZ, Laura Cecília. A dimensão religiosa dos usuários na prática do atendimento à saúde: percepção dos profissionais da saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 430-436, 2010. Retirado de https://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/79/430a436.pdf

AQUINO, Thiago Antônio Avellar de. Atitude religiosa e crença dos alunos de psicologia. Revista UNIPÊ, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 56-63, 2005.

BALLARIN, Maria Luisa Gazabim Simões et al. Espiritualidade e saúde no contexto da Terapia Ocupacional. Revista Ciências Médicas, Campinas, v. 25, n. 3, p. 135-144, 2016. Retirado de http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/view/3777/2488

BORGES, Diego Carter et al. Saúde, espiritualidade e religiosidade na visão dos estudantes de medicina. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 6-11, 2013. Retirado de http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2013/v11n1/a3380.pdf

CALDEIRA, Sílvia et al. Spirituality in the Undergraduate Curricula of Nursing Schools in Portugal and São Paulo-Brazil. Religions, v. 7, n. 11, p. 1-9, 2016. doi: https://doi.org/10.3390/rel7110134

CAVALHEIRO, Carla Maria Frezza; FALCKE, Denise. Espiritualidade na formação acadêmica em psicologia no Rio Grande do Sul. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 31, n. 1, p. 35-44, 2014. doi: https://doi.org/10.1590/0103-166X2014000100004

CORRÊA, Cairu Vieira; BATISTA, Jeniffer Soley; HOLANDA, Adriano Furtado. Coping Religioso/Espiritual em processos de saúde e doença: revisão da produção em periódicos brasileiros (2000-2013). PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 61-78, 2016. Retirado de https://revistapsicofae.fae.edu/psico/article/view/82

CORRÊA, Cairu Vieira; HOLANDA, Adriano Furtado; OLANDOSKI, Guilherme Previdi. Coping Religioso/Espiritual em profissionais da Atenção à Saúde Mental do Litoral do Paraná. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 15-30, 2017. Retirado de https://revistapsicofae.fae.edu/psico/article/view/142/93

CORTEZ, Elaine Antunez; TEIXEIRA, Enéas Rangel. O enfermeiro diante da religiosidade do cliente. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 114-119, 2010. Retirado de http://www.facenf.uerj.br/v18n1/v18n1a20.pdf

COSTA, Cristine Cardozo da; BASTIANI, Marcelo de; GEYER, Júlia Gaertner et al. Qualidade de vida e bem-estar espiritual em universitários de psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 2, p. 249-255, 2008. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200007

COSTA, Waldecíria.; NOGUEIRA, Conceição; FREIRE, Teresa. The lack of teaching/study of religiosity/spirituality in psychology degree courses in Brazil: The need for reflection. Journal of Religion and Health, v. 49, n. 3, p. 322-332, 2010. doi: https://doi.org/10.1007/s10943-009-9255-9

CURCIO, Cristiane Schumann Silva; MOREIRA-ALMEIDA, Alexander. Investigação dos conceitos de religiosidade e espiritualidade em amostra clínica e não clínica em contexto brasileiro: uma análise qualitativa. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 281-292, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v23i02.65434

DAL-FARRA, Rossano André; CEREMIA, César. Educação em saúde e espiritualidade: proposições metodológicas. Revista Brasileira de Educação Médica [online], Rio de Janeiro, v. 34, n. 4, p. 587-597, 2010. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000400015

DEZORZI, Luciana Winterkorn. Espiritualidade na atenção a pacientes/famílias em cuidados paliativos e os processos de educação dos profissionais da saúde. 2016. 142 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas, Faculdade de Medicina, Porto Alegre, 2016.

DEZORZI, Luciana Winterkorn; CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira. A espiritualidade no cuidado de si para profissionais de enfermagem em terapia intensiva. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online], Ribeirão Preto, v. 16, n. 2, p. 212-217, 2008. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000200007

ESPERANDIO, Mary Rute Gomes et al. Envelhecimento e Espiritualidade: o Papel do Coping Espiritual/Religioso em Idosos Hospitalizados. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 268-280, 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5380/psi.v23i02.65381.

ESPERANDIO, Mary Rute Gomes. Teologia e a pesquisa sobre espiritualidade e saúde: um estudo piloto entre profissionais da saúde e pastoralistas. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 35, p. 805-832, 2014. doi: https://doi.org/10.5752/P.2175-5841.2014v12n35p805

ESPERANDIO, Mary Rute Gomes; AUGUST, Hartmut. A pesquisa quantitativa em Psicologia da Religião no Brasil. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 49-67, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.7213/2175-1838.09.001.DS03

ESPERANDIO, Mary Rute Gomes; MARQUES, Luciana Fernandes. The Psychology of Religion in Brazil. International Journal for the Psychology of Religion, v. 25, n. 4, p. 255-271, 2015. doi: https://doi.org/10.1080/10508619.2014.952189

ESPÍNDULA, Joelma Ana; VALLE, Elizabeth Ranier Martins do; ALES BELLO, Angela. Religião e espiritualidade: um olhar de profissionais de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 6, p. 1229-1236, 2010. Retirado de http://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4279/5430

ESPINHA, Daniele Corcioli Mendes et al. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre saúde, espiritualidade e Religiosidade. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 34, n. 4, p. 98-106, 2013. doi: https://doi.org/10.1590/S1983-14472013000400013

FREITAS, Marta Helena de. Crença religiosa e personalidade em estudantes de psicologia: um estudo por meio do Questionário Pratt e do Método de Rorschach. 2002. 277 f. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Brasília, 2002.

FREITAS, Marta Helena de. Religiosidade e saúde: experiências dos pacientes e percepções dos profissionais. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 6, n. 427, p. 89-105, 2014. doi: https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.001.DS05

FREITAS, Marta Helena de. Religiosidade na experiência de atuação Psi: sintoma ou saúde? In: FREITAS, Marta Helena de; PAIVA, Geraldo José de (Org.). Religiosidade e cultura contemporânea: desafios para psicologia. Brasília: Universa, 2012. p.191-229.

GONÇALVES, Lídia Maria et al. Learning from Listening: Helping Healthcare Students to Understand Spiritual Assessment in Clinical Practice. Journal of Religion and Health, v. 55, n. 3, p. 986-999, 2016. doi: https://doi.org/10.1007/s10943-015-0146-y

HEFTI, René. Integrando Espiritualidade no Cuidado com a Saúde Mental, Psiquiatria e Psicoterapia (tradução). Interação em Psicologia, Curitiba, v. 23, n. 2, ago. 2019. ISSN 1981-8076. doi: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v23i02.68486

HENNING-GERONASSO, Martha Caroline; MORÉ, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Influência da Religiosidade/Espiritualidade no Contexto Psicoterapêutico. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 35, n. 3, p. 711-725, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000942014

JACOB, Bobby; WHITE, Bobby; SHOGBON, Angela. First-year student pharmacists’ spirituality and perceptions regarding the role of spirituality in pharmacy education. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 81, n. 6, p. 1-7, 2017. doi: https://doi.org/10.5688/ajpe816108

JAFARI, Simon. Religion and spirituality within counselling/clinical psychology training programmes: a systematic review. British Journal of Guidance & Counselling, v. 44, n. 3, p. 257-267, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1080/03069885.2016.1153038

KOENIG, Harold G. Medicine, Religion, and Health: Where Science and Spirituality Meet. West Conshohocken, PA: Templeton Foundation Press, 2008.

KOENIG, Harold G. Religion, Spirituality, and Health: The Research and Clinical Implications. ISRN Psychiatry, v. 2012, p. 1-33, 2012. doi: https://doi.org/10.5402/2012/278730

KOENIG, Harold G. (2009). Research on Religion, Spirituality, and Mental Health: a review. The Canadian Jornal of Psychiatry, v. 54, n. 5, 2009, p. 283-291. doi: https://doi.org/10.1177/070674370905400502

LUCCHETTI, Giancarlo et al. Medical students, spirituality and religiosity-results from the multicenter study SBRAME. BMC Medical Education, v. 13, n. 1, p. 1-8, 2013. doi: https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-162

LUCCHETTI, Giancarlo et al. Spirituality and health in the curricula of medical schools in Brazil. BMC Medical Education, v. 12, n. 1, p. 1-8, 2012. doi: https://doi.org/10.1186/1472-6920-12-78

LUCCHETTI, Giancarlo; BASSI, Rodrigo Modena; LUCCHETTI, Alessandra Lamas Granero. Taking spiritual history in clinical practice: a systematic review of instruments. Explore: The Journal of Science and Healing, v. 9, n. 3, p. 159-170, 2013. doi: https://doi.org/10.1016/j.explore.2013.02.004

LUCCHETTI, Giancarlo; GRANERO, Alessandra. Integration of spirituality courses in Brazilian medical schools. Medical Education, v. 44, n. 5, p. 527, 2010. Carta. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2009.03584.x

MACHADO, Fatima Regina; PIASSON, Douglas Leite; MICHEL, Renate Brigitte Mapeamento da Psicologia da Religião no Brasil. In: ESPERANDIO, Mary Rute Gomes et al. (Org.). Psicologia Cognitiva da Religião no Brasil: Estado Atual e Oportunidades Futuras. Curitiba: Ed. CRV, 2019. p. 41-76.

MAFTUM, Mariluci Alves; SOUZA, Janei Rabello de; BAIS, Dulci Dirclair Huf. O cuidado de enfermagem em face do reconhecimento da crença e/ou religião do paciente: percepções de estudantes de graduação. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 5, n. 3, p. 1-9, 2008. doi: https://doi.org/10.5935/1676-4285.20081525

MARIOTTI, Luís Gustavo Langoni et al. Spirituality and medicine: views and opinions of teachers in a Brazilian medical school. Medical Teacher, v. 33, n. 4, p. 338-341, 2011. Carta. doi: https://doi.org/10.3109/0142159X.2011.568798

MARQUES, Luciana Fernandes et al. A Religiosidade/Espiritualidade (R/E) em profissionais/trabalhadores da saúde. Interações Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 195-209, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.5752/P.1983-2478.2015v10n18p195

MOREIRA-ALMEIDA, Alexander et al. Position Statement on Spirituality and Religion in Psychiatry. World Psychiatry, v. 15, n. 1, p. 87-88, 2016. Retirado de http://religionandpsychiatry.org/main/wpa-position-statement-on-spirituality-and-religion-in-psychiatry/

MOREIRA-ALMEIDA, Alexander; KOENIG, Harold G.; LUCCHETTI, Giancarlo. Clinical implications of spirituality to mental health: review of evidence and practical guidelines. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 176-182, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-4446-2013-1255

MOREIRA-ALMEIDA, Alexander; LOTUFO NETO, Francisco; KOENIG, Harold G. Religiousness and mental health: a review. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 28, n. 919, p. 242-250, 2006. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006005000006

MOREIRA-ALMEIDA, Alexander; LUCCHETTI, Giancarlo. Panorama das pesquisas em ciência, saúde e espiritualidade. Ciência & Cultura, São Paulo, v. 68, n. 2, p. 54-57, 2016. doi: https://doi.org/10.21800/2317-66602016000100016

NASCIMENTO, Lucila Castanheira et al. Espiritualidade e Religiosidade na Perspectiva de Enfermeiros. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 52-60, 2013. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000100007

NEUBERN, Maurício da Silva. A dimensão regulatória da psicologia clínica: o impacto da racionalidade dominante nas relações terapêuticas. Estudos de Psicologia, Natal, v. 10, n. 1, p. 73-81, 2005. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100009

NOÉ, Sidnei Vilmar. Encontros e desencontros da Psicologia com a Teologia no estudo da Religião. Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 18, n. 2, p. 154-170, 2016. Retirado de https://numen.ufjf.emnuvens.com.br/numen/article/view/2915

NUMBERS, Ronald L. Mitos e verdades em ciência e religião: uma perspectiva histórica. Revista de Psiquiatria Clinica, São Paulo, v. 36, n. 6, p. 250-255, 2009. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-60832009000600006

OLIVEIRA, Márcia Regina de; JUNGES, José Roque. Saúde mental e espiritualidade/religiosidade: a visão de psicólogos. Estudos de Psicologia, Natal, v. 17, n. 3, p. 469-476, 2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300016

PAIVA, Geraldo José de. Psicologia acadêmica da religião no Brasil: história, resultados e perspectivas. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 31-48, 2017. doi: https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.001.DS02

PARGAMENT, Kenneth I. Spiritually integrated psychoterapy: understanding and addressing the sacred. New York, US: Guilford Press, 2007.

PEDRÃO, Rafael de Brito; BERESIN, Ruth. O enfermeiro frente à questão da espiritualidade. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 86–91, 2010. Retirado de http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1208-Einsteinv8n1_p86-91_port.pdf

PENHA, Ramon Moraes; SILVA, Maria Júlia Paes da. Conhecimento e percepção da importância do atendimento da dimensão espiritual pelos graduandos de enfermagem. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 238-245, 2007. Retirado de https://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/53/11_conhecimento_e_percepcao.pdf

PENHA, Ramon Moraes; SILVA, Maria Júlia Paes da. Significado de espiritualidade para a enfermagem em cuidados intensivos. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 260-268, 2012. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000200002

PEREIRA, Karine Costa Lima. Experiência Religiosa e Formação do Psicólogo: Vivências e Percepções do Estudante de Psicologia. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Curitiba.

PEREIRA, Karine Costa Lima; HOLANDA, Adriano Furtado. Espiritualidade e religiosidade para estudantes de psicologia: ambivalências e expressões do vivido. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 385-413, 2016. doi: https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.08.002.DS07

PEREIRA, Karine Costa Lima; HOLANDA, Adriano Furtado. Religião e espiritualidade no curso de psicologia: revisão sistemática de estudos empíricos. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 221-235, 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5380/psi.v23i02.65373.

PIASSON, Douglas Leite. O Senso Religioso na formação em psicologia no Brasil: uma análise dos currículos universitários. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, Brasília. Retirado de https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2330

REGINATO, Valdir; BENEDETTO, Maria Auxiliadora Craice de; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. Espiritualidade e saúde: uma experiência na graduação em medicina e enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 237-255, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00100

SALGADO, Ana Paula Alves; ROCHA, Ruth Mylius; CONTI, Claudio de Carvalho. O enfermeiro e a abordagem das questões religiosas. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 223-228, 2007. Retirado de http://www.facenf.uerj.br/v15n2/v15n2a11.pdf

SCHAFER, Rachel M. et al. Training and Education in Religion/Spirituality Within APA-Accredited Clinical Psychology Programs: 8 Years Later. Journal of Religion and Health, v. 50, n. 2, p. 232-239, 2011. doi: https://doi.org/10.1007/s10943-009-9272-8

TOMASSO, Cláudia de Souza; BELTRAME, Ideraldo Luiz; LUCCHETTI, Giancarlo. Conhecimentos e atitudes de docentes e alunos em enfermagem na interface espiritualidade, religiosidade e saúde. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 5, p. (não paginado), 2011. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000500019

VIEIRA, Timoteo Madaleno; ZANINI, Daniela Sacramento; AMORIM, Alexandre de Paula. Religiosidade e Bem-Estar Psicológico de Acadêmicos de Psicologia. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 17, n. 2, p. 141-151, 2013. doi: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v17i2.26678

VIETEN, Cassandra et al. Spiritual and religious competencies for psychologists. Psychology of Religion and Spirituality, v. 5, n. 3, p. 129-144, 2013. doi: https://doi.org/10.1037/a0032699

ZANETTI, Guilherme Cia et al. Percepção de acadêmicos de medicina e de outras áreas da Saúde e Humanas (ligadas à Saúde) sobre as relações entre espiritualidade, religiosidade e saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 1, p. 65-72, 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20160044

Veröffentlicht

2020-12-28

Ausgabe

Rubrik

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Zitationsvorschlag

HOLANDA, Adriano Furtado; PEREIRA, Karine Costa Lima. RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE NO CAMPO DA SAÚDE: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR. PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 28, p. 619–640, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n28.p619-640. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1742.. Acesso em: 22 dec. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 486

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.