A ATUALIDADE DO CONCEITO DE TOLERÂNCIA EM JOHN LOCKE
Palavras-chave:
tolerância, Locke, religião, futuroResumo
O texto propõe apresentar a atualidade do conceito de tolerância em John Locke entendendo-o como de primordial compreensão para a pluralidade religiosa numa sociedade plural. A tolerância em Locke estava calcada numa base tríplice, a saber: o estado laico, a liberdade individual como um bem inalienável e a noção de Deus, a religiosidade como doadora do verdadeiro sentido da tolerância. Ainda se observará que há um casamento tão profundo entre o ethos contemporâneo e a noção de tolerância que não se pode compreender a sociedade atual, nem prospectar uma futura sem que a tolerância seja um valor ensinado, perseguido e vivido.
Data de submissão: 06-01-2016. Aprovado em: dezembro de 2016.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Dogmatismo e Tolerância. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
ARMSTRONG, Karen. Em Nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. Tradução: Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DIAS, Zwinglio Mota. O Movimento Ecumênico: História e Significado. NUMEN – Revista de estudos e pesquisa de religião. Juiz de Fora, v.1, n.1, p.45-83, 1998.
ELIOT, Charles W. The Religion of the Future. In: The Harvard Theological Review, v.2, n.4, p.389-407, oct. 1909.
FOSDICK, Harry Emerson. “Shall The Fundamentalists Win?” In: SHERRY, Paul H. (Ed.). The Riverside Preachers. New York: Pilgrim Press, 1978, p.27-38.
HICK, John. O Caráter Não-Absoluto do Cristianismo. NUMEN – Revista de estudos e pesquisa de religião. Juiz de Fora, v.1, n.1, p.11-44, 1998.
LOCKE, John. Carta Acerca da Tolerância. Tradução: Anoar Aiex. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p.7-35. (Coleção Os Pensadores).
MICHAUD, Yves. Locke. Tradução: Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
MILTON, J. R. Locke´s Life and Times. In: CHAPPELL, Vere. The Cambrigde Companion to Locke. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p.5-26.
MYATT, Alan. A Teologia da Libertação e o novo pluralismo religioso. Revista Batista Pioneira. Ijuí, v.3, n.1, p.165-189, 2014.
SCHLEGEL, Jean-Louis. A lei de Deus contra a liberdade dos homens. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
SCHAPER, Valério Guilherme. Emblemas da intolerância: Jean Calas, Jean Charles e a tolerância segundo Voltaire. Protestantismo em Revista. v.12, n.1, jan.-abr., p.8-19, 2007.
SMITH, Wilfred Cantwell. O Sentido e o Fim da Religião. São Leopoldo: EST; São Leopoldo: Sinodal, 2006.
SPELLMAN, W.M. John Locke. New York: St. Martin’s Press, 1997.
TEIXEIRA, Faustino. A Teologia do Pluralismo Religioso em Claude Geffré. NUMEN – Revista de estudos e pesquisa de religião. Juiz de Fora, v.1, n.1, p.45-83, 1998.
VOLTAIRE. Cartas Inglesas ou Cartas Filosóficas. 1ª Edição. Tradução de Marilena de Souza Chauí Berlinck. São Paulo: Abril, 1973. (Os Pensadores).p.7-63.
______. Tratado sobre a tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).