AS RAÍZES DAS RELAÇÕES DE PODER SOBRE A MULHER E A NATUREZA NO CRISTIANISMO

Autores

  • Emmanuel Ramalho de Sá Rocha Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Palavras-chave:

Gênero. ecologia. ecofeminismo.

Resumo

Para o ecofeminismo, as relações de poder entre homem e mulher, humano e natureza estão conectadas, pois ao longo da história inúmeras culturas associaram simbolicamente a mulher com o mundo natural, e o mesmo se verifica no Cristianismo. Essa visão cristã tem raízes em um sistema de pensamento dualista presente na antiga filosofia grega e no Judaísmo. Esse artigo busca identificar e compreender nesses dois elementos formadores do Cristianismo os aspectos que contribuíram para a construção de um conjunto de crenças que promove relações de poder entre o masculino/humano sobre o feminino/natureza na tradição cristã. A pesquisa conclui que a influência judaica na formação do antropocentrismo e androcentrismo cristãos pode ser encontrada, por exemplo, nos relatos cosmogônicos que introduzem uma ordem em pares de opostos e autorizam a dominação humana sobre os animais e plantas, e do homem sobre a mulher, além do conjunto de leis mosaicas que legitimam a opressão de mulheres, animais e terras. Por sua vez, a filosofia helênica, por meio do pensamento platônico, influenciou não só nos trabalhos de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino e outros intelectuais da doutrina cristã, mas também é notável nos sermões de Paulo. Como metodologia, o marco teórico é, predominantemente, literatura ecofeminista; o trabalho faz uso de pesquisa bibliográfica e a forma de abordagem é qualitativa.

Data de submissão: 27-04-2015. Aprovado em: outubro de 2016.

doi: 10.20426/P.2178-8162.2016v7n14p155

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Ismael Gonçalves; SANFELICE, Pérola de Paula. Sexualidade mítica: as múltiplas faces da feminilidade em Vênus e Maria. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, v. 4, n. 11, 2011.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: fatos e mitos. São Paulo: Nova Fronteira, 1983.

BERMAN, Ruth. Do dualismo de Aristóteles à dialética materialista: a transformação feminista da ciência e da sociedade. In: Gênero, Corpo, Conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição. São Paulo: Paulus, 1985.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

______. Isto és tu. São Paulo: Landy, 2002.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FIORENZA, Elizabeth. Women in the early Christian movement. In: CHRIST, Carol P.; PLASKOW, Judith (org.). Womanspirit Rising: A Feminist Reader in Religion. Nova Iorque: Harper Collins, 1992.

GEBARA, Ivone. Teologia Ecofeminista. São Paulo: Olho Dágua, 1997.

KING, Ynestra. Curando as feridas: feminismo, ecologia e dualismo natureza/cultura. In: Gênero, Corpo, Conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

PLUMWOOD, Val. Feminism and the Mastery of Nature. London: Routledge, 1993.

RUETHER, Rosemary Radford. Religion and Sexism: Images of woman in the Jewish and Christian Traditions. New York: Simon and Schuster, 1974.

______. The biblical vision of the ecological crisis. Christian Century. Novembro, 1978, p. 1129-1132.

______. Dualism and the Nature of Evil in Feminist Theology. Studies in Christian Ethics. vol. 5, nº 1, Abril, 1992, p. 26-39.

______. Ecofeminism: Symbolic and social connections of the oppression of women and the domination of nature. In: Ecological Prospects: Scientific, religious and aesthetic perspectives. New York: New York Press, 1994.

______. Women and Redemption: A theological history. Minneapolis: Fortress, 2011.

SCOTT, Joan Wallach. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez. 1995, p. 71-99.

TRIBLE, Phyllis. Eve and Adam: Genesis 2-3 reread. In: CHRIST, Carol P.; PLASKOW, Judith (org.). Womanspirit Rising: A Feminist Reader in Religion. Nova Iorque: Harper Collins, 1992.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4. ed. São Paulo: IMESP, Vol. I, 2004.

WHITE, Lynn Jr. The Historical Roots of Our Ecological Crisis. Science, n. 155, 1966, p. 1203-1207.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

ROCHA, Emmanuel Ramalho de Sá. AS RAÍZES DAS RELAÇÕES DE PODER SOBRE A MULHER E A NATUREZA NO CRISTIANISMO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 14, p. 155–167, 2016. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/548.. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

31-38 de 38

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.