A IMPORTÂNCIA DO SENTIMENTO RELIGIOSO PARA A INTERIORIZAÇÃO DO INTEGRALISMO EM PERNAMBUCO NOS ANOS 1930: O CASO DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS "The importance of religious sentiment for interiorization integralismo in the years 1930 Pernambuco..."
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n9.p9-24Palavras-chave:
Ação integralista brasileira. Pernambuco. Cristão.Resumo
O “Manifesto de Outubro de 1932”, escrito por Plínio Salgado, marcou o início das atividades da Ação Integralista Brasileira (AIB) no cenário político e intelectual do país. Em Pernambuco, alguns estudantes da Faculdade de Direito do Recife (FDR) assumiram a liderança do movimento. No decorrer do ano de 1935, com o início das campanhas para as eleições municipais, começou também um processo de expansão da AIB-PE pelas cidades do interior, sendo implantado na ocasião um núcleo em Garanhuns, em 29 de junho. No decorrer desse artigo, buscaremos analisar a importância do pensamento cristão para a penetração da AIB nas cidades do interior de Pernambuco.
Palavras-chave: Ação integralista brasileira. Pernambuco. Cristão.
Abstract
The “Manifesto de Outubro de 1932”, written by Plinio Salgado, marked the beginning of the activities of the Ação Integralista Brasileira (AIB) in the political and intellectual scenario in the country. In Pernambuco, some students of the Faculdade de Direito do Recife (FDR) assumed leadership of the movement. During the year 1935 with the start of campaigning for local elections, also began a process of expansion of the AIB-PE in other cities, being implemented at the time a core Garanhuns on June 29. Throughout this article, we examine the importance of Christian thought for the penetration of AIB in the inner cities of Pernambuco.
Keywords: Ação integralista brasileira. Pernambuco. Christian.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).