POR UMA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA

SOB AS DIDÁTICAS DA PROXIMIDADE, PERSISTÊNCIA E DA INQUIETUDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n38.p425-440

Palavras-chave:

Ciências da complexidade, Educação humanística, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, Pacto Educativo Global

Resumo

Proximidade, persistência, e inquietude são pressupostos de uma formação humanística nutrida pelas razões da sensibilidade, alicerçada nos argumentos da esperança e desenvolvida sob os auspícios das forças de conjunção. As discussões deste artigo produziram-se no desdobramento de reflexões feitas por professores, estudantes, padres e articuladores pastorais em fóruns educacionais e pastorais em vista do reavivamento da confiança nas contribuições da educação para a construção de um mundo solidário. Serviram de interlocutores teóricos Edgar Morin, Byung-Chul Han e Paulo Freire. No investimento de aproximação entre os objetivos do Pacto Global da Educação proposto pelo Papa Francisco e as Ciências da Complexidade, revisita-se ações educativas e pastorais do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros (1916-2000), sacerdote católico que viveu nos últimos anos do século XX no Sertão Potiguar onde aprendeu a importância das aprendizagens comunitárias. Numa sociedade afeita às aspirações individualistas rever algumas lições do citado Monsenhor ajuda a crer no fortalecimento dos vínculos coletivos como móveis da democracia cognitiva, reforço de uma estética fraterna do viver e fundamento de uma ética de responsabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN / Brasil

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (2003). Atualmente é docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PPGED/UFRN. E-mail: josilveira02@gmail.com.

  • UMBERTO DE ARAÚJO MEDEIROS, Universidade Federal Rural do Semi-árido, UFERSA / Brasil.

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (2022). Atualmente é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA - Campus Angicos. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação. E-mail: umberto@ufersa.edu.br.

  • JOÃO BATISTA NUNES FILHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN / Brasil

    Doutorando em Educação pela UFRN, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (2023). Diretor do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório. E-mail: jbnfilho@gmail.com.

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador. In. Obras Escolhidas, vol. I São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. São Paulo: Paullus, 1991.

FRANCISCO. Pacto Educativo Global-PED. Vademecum portugues: Global Compact on Education, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GUEDES, Beto; BASTOS, Ronaldo. O sal da Terra. Disponível em https://www.letras.mus.br acessado em 12/09/2024

HAN, Byung-Chul. A crise da narração. Petrópolis/RJ: Vozes, 2023.

MATA, Vanessa. As Palavras. Disponível em https://www.youtube.com acesso em 12/09/2024.

MEDEIROS, Expedito Sobral de. Pelos caminhos do Potengi. Natal: Flecha do tempo; Arquidiocese de Natal; Offset Editora, 2013.

MORIN, Edgar; SLOTERDIJK, Peter. Tornar a Terra habitável. Natal: EDUFRN, 2021.

MORIN, Edgar. Fraternidade: para resistir à crueldade do mundo. São Paulo: Palas Athena, 2019.

MORIN. Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

MORIN, Edgar. O Método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. O Método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2002.

KANT, Emmanuel. Crítica da Razão Pura. Editora Vozes: Rio de Janeiro, 2016.

ROCHA, Jaime Vieira. Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: um arauto da dignidade humana no Sertão Potiguar. Natal/RN: Offset Editora, 2021.

SNOW, Charles Percy. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: EDSP, 1995.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

OLIVEIRA SILVEIRA, Josineide; DE ARAÚJO MEDEIROS, UMBERTO; NUNES FILHO, JOÃO BATISTA. POR UMA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA: SOB AS DIDÁTICAS DA PROXIMIDADE, PERSISTÊNCIA E DA INQUIETUDE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 16, n. 39, p. 425–440, 2025. DOI: 10.25247/paralellus.2025.v16n38.p425-440. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2963.. Acesso em: 28 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

31-40 de 542

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.