DIÁLOGOS COM A OBRA DE MARIA ISAURA DE QUEIROZ: TRAÇOS MESSIÂNICOS NO CASO DO BISPO DOM ANTÔNIO MARIA MALAN DA CIDADE DE PETROLINA-PE (1924-1931) "Dialogue with the work of Maria Isaura de Queiroz: messianic remains in the case of bishop Antonio..."
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2013.v4n8.pp.%20315-322Palavras-chave:
Messianismo. Igreja Católica. Religiosidade. Messianism. The Roman Catholic Church. Religiosity.Resumo
O presente artigo pretende estabelecer um diálogo entre a obra “Messianismo no Brasil e no mundo” de Maria Isaura Pereira de Queiroz com o momento vivido na cidade de Petrolina-PE, durante a criação da sua Diocese e da chegada de Dom Antônio Maria Malan, seu primeiro bispo, no início do século XX. Ressalta-se, inicialmente, a dificuldade em creditar-se a este período o conceito de movimento messiânico abordado pela autora em questão. No entanto, observa-se a existência de uma religiosidade semelhante a estes movimentos na cidade de Petrolina, no respectivo período, pois há, na figura de Dom Malan, características citadas pela autora, que o assemelham aos líderes messiânicos. É, portanto, na busca por compreender até que ponto há características messiânicas no caso do Bispo de Petrolina que se construirá a presente análise.
Abstract
This paper intends to make a dialogue between the work "Messianism in Brazil and in the world" by Maria Isaura Pereira de Queiroz with the moment lived in the city of Petrolina-PE during the creation of his Diocese and the arrival of Don Antonio Maria Malan in the beginning of the 20th century. Initially we want to emphasized the difficulty in crediting this period as a messianic movement in the same concept discussedby the author. But the main question is to understand if there are messianic characteristics in the case of the Bishop of Petrolina and if wecould explain it with the concept of messianism.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).