“ENTRE O SER E O NÃO SER”: TEOLOGIA ANTI-SACRIFICIAL E SACRIFÍCIOS NAS RELIGIÕES POPULARES

Autores

  • Marcelo BARROS ASETT

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n6.p205-216

Palavras-chave:

Religião e Cultura, Bíblia, Religiões afro-brasileiras, Teologia da Libertação.

Resumo

Sacrifício. Essa palavra tem provocado inúmeras discussões ao longo dos anos e, principalmente, entre a sociedade e os grupos que representam as religiões afro-brasileiras. Aqueles acusam estes de se utilizarem de práticas cruéis para com os indefesos animais. Esquecem seus acusadores que o animal sacrificado será repartido entre a comunidade religiosa e sua vizinhança. Aos filhos e filhas de orixás, o animal sacrificado é tido como uma forma de agradecimento pela vida. Para essa discussão o artigo foi dividido assim: a princípio é destacada a importância de analisar as religiões a partir de uma perspectiva interdisciplinar; em seguida, será apresentado um esboço da teologia afro-indígena dos sacrifícios; sob a perspectiva de uma teologia cristã, o sacrifício será objeto de análise do terceiro momento e, por último, apresentar-se-ão os motivos pelos quais a questão do sacrifício não pode ser descontextualizada da cultura e da realidade de vida social e política de seus indivíduos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo BARROS, ASETT
    Biblista brasileiro e membro da Associação Ecumênica dos Teólogos do Terceiro Mundo (ASETT). Trabalha como assessor teológico da Pastoral da Terra, assim como assessora o Movimento dos Trabalhadores sem Terra e outros movimentos populares. Tem 34 livros publicados no Brasil e alguns em italiano, com traduções em francês, flamengo e alemão.

Downloads

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

BARROS, Marcelo. “ENTRE O SER E O NÃO SER”: TEOLOGIA ANTI-SACRIFICIAL E SACRIFÍCIOS NAS RELIGIÕES POPULARES. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 205–216, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n6.p205-216. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/216.. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 472

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.