A CONCEPÇÃO DE SÍMBOLO EM MIRCEA ELIADE E PAUL RICOEUR E A RELIGIÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n31.p683-699

Palavras-chave:

Símbolo, Hermenêutica, Religião, Fenômeno religioso

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de símbolo, enquanto paradigma epistemológico de sistematização do pensamento, a partir de duas perspectivas: a de Mircea Eliade e a de Paul Ricoeur. Ambos, por diferentes perspectivas, tocam no que tange à religião. O historiador das religiões Eliade concebe o símbolo como ligado ao sagrado, marcado por uma dimensão ontológica, enquanto homo religiosus, a partir do homo significans que caracteriza o homo symbolicus. O símbolo, assim, é visto como fonte de sentido que prolonga a hierofania ou a substitui; revela uma realidade sagrada ou cosmológica não possibilitada por nenhuma outra “manifestação”. O filósofo francês Paul Ricoeur, por sua vez, concebe o símbolo a partir do seu duplo sentido: o sentido aparente e o oculto. Para ele, o símbolo implica uma análise da linguagem na qual a significância ligada intimamente ao símbolo está na interpretação, na articulação do linguístico e do não-linguístico, da linguagem e da experiência vivida. Em Ricoeur, o símbolo envolve a linguagem insubstituível do domínio da experiência, por ele chamada experiência da confissão. O símbolo é o ponto de partida de sua prática hermenêutica. Veremos, por um método analítico, que, enquanto o filósofo francês traz às claras a sua particularidade analítica em relação ao símbolo no predomínio da antropologia, o historiador das religiões concebe o homo religiosus aberto ao símbolo, sendo esse meio exercício de sua transcendência. Portanto, por caminhos diferentes, com a concepção de símbolo, ambos colaboram na compreensão da religião.

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Biografia do Autor

  • Douglas Ferreira Barros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUC Campinas, Brasil

    Professor de Filosofia em nível universitário desde 1994. Professor da Faculdade de Filosofia e docente do quadro permanente de professores do PPG em Ciências da Religião da PUC-Campinas - Campinas - Brasil. Possuo graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1992), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) (Bolsa - CNPQ), Stage de doctorat-bolsa sanduíche - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2001-2003) (Bolsa - CAPES) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004) (Bolsa - CNPQ). Entre março de 2006 e março de 2007 fiz pós-doutorado na Universidade de São Paulo, com projeto financiado pela FAPESP, vinculado ao Projeto Temático: "Experiência e Razão na Filosofia Moderna", com projeto de pesquisa: a soberania e sua relação com o direito na modernidade. 

  • Diclei Silva, PUC-Campinas

    Mestre em Ciências da Religião pela  PUC-Campinas. Graduado em Filosofia e em Teologia pela PUC-Campinas.

     

     

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Publicado

2021-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

BARROS, Douglas Ferreira; SILVA, Diclei. A CONCEPÇÃO DE SÍMBOLO EM MIRCEA ELIADE E PAUL RICOEUR E A RELIGIÃO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 31, p. 683–699, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n31.p683-699. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2042.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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