TOTAL AUSÊNCIA DE LUZ RESULTA NA COR PRETA: UMA REFLEXÃO NA CONSTRUÇÃO DOS AGENTES HISTÓRICOS NA SISTEMATIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO DOS MITOS FUNDADORES DA RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL

Autores

  • Claudia Maria de Assis Rocha LIMA UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n5.p7-20

Palavras-chave:

Cultura negra, Fenomenologia, Identidade, África, Brasil.

Resumo

Este trabalho objetiva uma reflexão na construção dos agentes históricos na sistematização do universo imaginário dos mitos fundadores da religião de matriz africana no Brasil. O olhar que construiu os referenciais culturais dos africanos foram os códigos das valorizações representativas do ocidental, cristão, branco e masculino, neste sentido, tais parâmetros etnocêntricos, naquele momento, foram utilizados para tal avaliação que, posteriormente, migraram para o Brasil. Nesse artigo, o enfoque centra-se nas prováveis origens da construção do estereótipo africano, como ponto de partida na trajetória da representação identitária que fundamentou a imagem do africano negro, no imaginário português, no século XIV. Nesse contexto, traços impressos pela cultura portuguesa católica, migram em um fenômeno de um continuum, que é fomentado no encontro ou (re)encontro, em território brasileiro, das culturas africanas com a religião luso-católica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Maria de Assis Rocha LIMA, UNICAP
    Mestra em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Joaquin Nabuco. Especialista em História da África e História do Brasil, ambas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Escritora, pesquisadora, africanista, professora e Iyalorixá.

Downloads

Como Citar

LIMA, Claudia Maria de Assis Rocha. TOTAL AUSÊNCIA DE LUZ RESULTA NA COR PRETA: UMA REFLEXÃO NA CONSTRUÇÃO DOS AGENTES HISTÓRICOS NA SISTEMATIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO DOS MITOS FUNDADORES DA RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 7–20, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n5.p7-20. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/203.. Acesso em: 2 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 242

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.