NO RASTRO DA AL-WEB: TECNO-ATORES, DISPOSITIVOS TÉCNICOS E EXPERIÊNCIAS MIDIÁTICAS NA REDE SOCIOTÉCNICA ISLÂMICA NO NORDESTE DO BRASIL.

Autori

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n29.p277-293

Parole chiave:

Antropologia, E-Islã, Teoria Ator-Rede, Teia islâmica (Al-WEB).

Abstract

Este artigo se propõe a discutir o trajeto de muçulmanos no nordeste do Brasil (litoral da Paraíba e agreste de Pernambuco) a partir de aportes antropológicos da teoria de Deleuze & Guattari (1995), Latour (2012), Strathern (2014) e Ingold (2015). Por meio de análise de conteúdos realizamos a pesquisa em comunidades virtuais da internet. Propomos uma reflexão sobre a realidade do campo de pesquisa nessas comunidades, a partir de pressupostos teóricos e novas realidades digitais que me fazem seguir os rastros dos caminhos digitais do e-Islã entre conversos pernambucanos e paraibanos, de modo a mapear a teia islâmica (Al-Web) nesses contextos: circuitos, trajetos, aprendizados e práticas dos muçulmanos (socialidades) de modo local e os seus diálogos transnacionais.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Maria Patrícia Lopes Goldfarb, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Brasil
    Possui Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Sociologia, área de Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. É líder do GEC- Grupo de Estudos Culturais.Tem experiências na área de Antropologia, com ênfase em Etnicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos ciganos, identidade, minorias sociais memória, estudos do lazer e sociabilidades. Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPchs). 
  • Vanessa Karla Mota Souza Lima, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal da Paraíba
    Mestre em Antropologia, Doutoranda no PPGA/UFPB, membro de GEC- Grupo de Estudos Culturais do CNPq.

Riferimenti bibliografici

ASAD, Talal. The Idea of an Anthropology of Islam. Washington: Georgetown University, 1986.

BIONDI, Karina. Junto e misturado: Imanência e transcendência no PCC. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. (Dissertação Publicada na internet). Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/188/2437.pdf?sequence=1&isAllowed=y

CARDOSO, Rodrigo. O novo retrato da fé no Brasil. Revista ISTOÉ, São Paulo, ano 35, n. 2180, p.58-64, 24 ago. 2011.

_____________. Os caminhos do Islã no Brasil. Revista Isto É, São Paulo, ano 40, n. 2588, 21 de janeiro de 2016. Disponível em: https://istoe.com.br/349181_OS+CAMINHOS+DO+ISLA+NO+BRASIL/

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Filiação intensiva e aliança demoníaca. NOVOS ESTUDOS, 77, p. 91-126, março, 2007.

CHAGAS, Gisele Fonseca. Identidades religiosas e fronteiras étnicas: um estudo do ritual da oração na comunidade muçulmana do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, Niterói: UFF, 2006.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. 1995-1997. Introdução: Rizoma In: Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34. 10-37, 2000. pp. Disponível em: http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2016/04/deleuze-guattari-mil-platos-vol1.pdf

FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa. Entre Arabescos, Luas e Tâmaras: Performances Islâmicas em São Paulo. 2007. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2007. (Tese Publicada na Internet). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-24102007-143500/publico/TESE_FRANCIROSY_CAMPOS_BARBOSA_FERREIRA.pdf

_____________. Telenovela e Islã. Horizonte, Belo Horizonte, v. 13, n. 38, p.771-802, abr./jun. 2015.

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. São Paulo: Vozes, 2015.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA-Edusc, 400 p., 2012

___________. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. (Coleção Trans).

MATOS, Keila. Contextualização histórica, sociocultural e religiosa do islamismo. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 19, n. 5/6, p. 449-464, maio/jun. 2009.

PEREIRA, ELIETE DA SILVA. O local digital das culturas: as interações entre culturas, mídias digitais e territórios. 2013. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2013. (Tese Publicada na Internet). Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-06052014-110606/pt-br.php

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. A implantação e o crescimento do Islã no Brasil. In: Estudos de Religião, v. 26, n. 43, p. 107-135. 2012.

SANTOS, Valéria Oliveira. Sob medida: uma etnografia da prática da alfaiataria. 2017. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2017. (Tese Publicada na internet). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06082018-160558/publico/2018_ValeriaOliveiraSantos_VCorr.pdf

SOUZA-LIMA, Vanessa Karla Mota de. A casa da Ummah: comunidades religiosas islâmicas sunitas no Nordeste do Brasil – Paraíba e Agreste de Pernambuco. 2016. 227f. Dissertação. (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB. (Dissertação publicada na internet). Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13769

SOUZA-LIMA, Vanessa Karla Mota de. Para lá e de volta a Allah: Uma análise antropológica sobre a construção da identidade muçulmana entre os revertidos brasileiros na comunidade islâmica sunita em João Pessoa – Paraíba. 2013. 80f. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2014.

STRATHERN, Marilyn. O conceito de sociedade está teoricamente obsoleto? In: ___________ O efeito etnográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

MEDEIROS, Zulmira e VENTURA, Paulo Cezar. Cultura tecnológica e redes sociotécnicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 063-075, jan./abr. 2008.

Pubblicato

2021-04-28

Fascicolo

Sezione

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Come citare

GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes; LIMA, Vanessa Karla Mota Souza. NO RASTRO DA AL-WEB: TECNO-ATORES, DISPOSITIVOS TÉCNICOS E EXPERIÊNCIAS MIDIÁTICAS NA REDE SOCIOTÉCNICA ISLÂMICA NO NORDESTE DO BRASIL. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 29, p. 277–293, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n29.p277-293. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1892.. Acesso em: 19 may. 2024.

Articoli simili

1-10 di 349

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.