EVANGELIZAÇÃO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: APONTAMENTOS NO DOCUMENTO DE PUEBLA E NA EVANGELII GAUDIUM PARA O O CONTEXTO PLURAL BRASILEIRO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n29.p151-166

Palavras-chave:

Diálogo Inter-religioso, Documento de Puebla, Evangelização, Intolerância Religiosa, Pluralismo Religioso.

Resumo

No atual contexto brasileiro, marcado pela pluralidade religiosa, podemos ver as manchas da intolerância religiosa, principalmente contra adeptos das religiões de matriz africana. Tornou-se urgente a necessidade do abandono do afã missionário de conquista e dominação por meio da imposição. Pensando neste contexto, levantamos a questão: Como evangelizar sem violentar o outro religioso em seus direitos e liberdade de consciência? O presente artigo teve por objetivo destacar o diálogo inter-religioso, presente no Documento de Puebla (1979) e na exortação apostólica Evangelii Gaudium (2013), como vital para uma proposta de evangelização no atual contexto brasileiro, marcado pela pluralidade religiosa. Foi evidenciado nos dois documentos a íntima relação entre o anúncio do Evangelho e o diálogo inter-religioso, articulação essencial em nosso contexto. Constatou-se a necessidade de aplicação do plano prático do Documento de Puebla ainda hoje, no que se refere ao anúncio do Evangelho em atitude dialogal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jefferson Grijo Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
    É doutor em Teologia pela PUC-Rio (2020), Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (2016), Possui graduação em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (2014). É professor no (ITQ) Instituto Teológico Quadrangular e na Prefeitura Municipal de Viana/ES. Estuda Igreja do Evangelho Quadrangular, José Comblin e teologia da missão. É membro da SOTER Sociedade de Teologia e Ciência da Religião.
  • Chrystiano Gomes Ferraz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Mestre e doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Teologia Sistemática, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Licenciado em Filosofia (Centro Universitário Claretiano) e pós-graduado em Filosofia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Católica Paulista - UCA. Atualmente é capelão na instituição de ensino Recreio Christian School, professor de Filosofia, Sociologia e Bíblia (Ensino Médio) e pastor batista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Religiosa e Filosofia. Pesquisador na área de Diálogo Inter-religioso e Ecumênico, Teologia Latino-americana, Ecoteologia e História do Cristianismo.

Referências

AMADO, Joel Portella. Igreja e grandes cidades: estado atual da questão. 2017.

AUGRAS, Monique. Tolerância: os paradoxos. In: TEIXEIRA, F. (org.). O Diálogo Inter-religioso como afirmação da vida. São Paulo: Paulinas, 1997.p. 77-92.

BINGEMER, Maria Clara Luchetti. Teologia latino-americana: raízes e ramos. [Tradução de Suzana Regina Moreira]. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC, 2017.

CELAM. Documento de Puebla. São Paulo, 1979.

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. O Cristianismo e as Religiões, 1997. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_1997_cristianesimo-religioni_po.html >. Acesso em: 02 de fevereiro de 2019.

DREHER, Martin Norberto. A Igreja Latino-americana no contexto mundial. São Leopoldo: Sinodal, 1999.

FONSECA, Alexandre Brasil. Primeiras análises dos dados do Relatório sobre Intolerância e Violência Religiosa no Brasil (2011-2015). In: MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS “SECRETARIA NACIONAL DE CIDADANIA”. Estado Laico, intolerância e diversidade religiosa no Brasil: Pesquisas, reflexões e debates, 2018. p. 22-47.

FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica do Sumo Pontífice Francisco Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo Paulus; Loyola, 2013.

NERI, Marcelo Cortes; MELO, Luísa Carvalhaes Coutinho de. Novo mapa das religiões. Horizonte, Vol 9, Iss 23, Pp 637-673. 2011.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

RICHTER, Julius. Missionary Apologetics: Its Problems and Its Methods, International Review of Missions, v. 2, 1913.

TEIXEIRA, Faustino. (Org.). O Diálogo Inter-religioso como afirmação da vida. São Paulo: Paulinas, 1997.

TEIXEIRA, Faustino. O imprescindível desafio da diferença religiosa. REMHU, Brasília, Nº 38, p. 181-194, jan./jun. 2012.

VIGIL, José María. Teologia do Pluralismo Religioso: para uma releitura pluralista do cristianismo. [Tradução de Maria Paula Rodrigues]. São Paulo: Paulus, 2006.

WACHHOLZ, Wilhelm. Identidades religiosas brasileiras e seus exclusivismos. Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 23, 2011. p. 782-798.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

BRASIL, Jefferson Grijo; FERRAZ, Chrystiano Gomes. EVANGELIZAÇÃO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: APONTAMENTOS NO DOCUMENTO DE PUEBLA E NA EVANGELII GAUDIUM PARA O O CONTEXTO PLURAL BRASILEIRO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 29, p. 151–166, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n29.p151-166. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1868.. Acesso em: 15 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 415

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.