A IDENTIDADE INDÍGENA E A AFIRMAÇÃO ÉTNICA: UM PERCURSO TRAÇADO PELA RELIGIÃO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p003-008Palavras-chave:
Ciências da Religião, História, Educação, Sociologia, PsicologiaResumo
O Dossiê reúne textos que presenteiam o ambiente acadêmico pela qualidade e relevância dos temas abordados e pelas contribuições baseadas em reflexões fundamentadas e ponderadas, muitas das quais são frutos de ampla pesquisa de campo e de vivências em comunidades indígenas. Na tentativa de resumir este número em uma frase, eu diria que apresenta discussões sobre a heterogeneidade da religiosidade indígena, procurando evidenciar o sagrado como elemento formador da identidade indígena e potencializador da afirmação e do pertencimento étnico.
Downloads
Referências
DURKHEIM, Emile. Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo, Paulinas, 1989.
PEIXOTO, José Adelson Lopes. Minha identidade é meu costume: religião e pertencimento entre os indígenas Jiripankó – Alagoas. Recife: UNICAP, 2018 (Tese de Doutorado em Ciências da Religião)p. 195-196.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).