O ENSINO RELIGIOSO PÚBLICO A PARTIR DAS MUTAÇÕES DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Luiz Alencar Libório Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP
  • Cícero Lopes da Silva Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p777-794

Palavras-chave:

Metodologia Transdisciplinar na Educação, Ensino Religioso, Epistemologia do Estudo da Religião, Pensamento complexo.

Resumo

Tendo em vista a configuração de uma sociedade globalizada e secularizada, qual o papel do Ensino Religioso diante da complexidade religiosa cultural presente no Brasil numa perspectiva de ensino não confessional? Este artigo procura contribuir com a discussão da epistemologia do Ensino Religioso na escola pública do Brasil com base nas mutações do pensamento científico atual. Para isso, utiliza as ideias fundamentais dos princípios da complexidade e do método transdisciplinar que permitem enxergar entre e além das tradições religiosas e areligiosas numa atitude transcultural e transreligiosa em relação à questão do sagrado. O pensamento complexo-transdisciplinar reconhece a existência dos diferentes níveis de Realidade e a lógica do Terceiro incluído, que favorece um saber dialógico e sistêmico da realidade, da vida e do homem. Nesse sentido, a educação se torna um processo complexo e integral, onde a proposta do Ensino Religioso é o estudo do fenômeno religioso sem proselitismos e com o enfoque transdisciplinar.

Enviado: 24-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Alencar Libório, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP

    Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (2001). Professor Adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco. Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral - Conselheiro e Assessor Internacional de Teologia da Sexualidade das Equipes de Nossa Senhora (ENS), membro da Congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF). membro do Comitê de Ética do IMIP (Instituto de Medicina Integral Prof. Figueira). E-mail: laliborio@terra.com.br.

  • Cícero Lopes da Silva, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP

    Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. E-mail: cicero.cls@hotmail.com.

Referências

ARAGÃO, Gilbraz Souza. Religião, educação e ética. In. Religião e espaço público: cenários contemporâneos. VITÓRIO, Jaldemir; BUROCCHI, Aurea Marin. São Paulo: Paulinas, 2015, pp.178-191.

______; SOUZA, Mailson F. C. Transdisciplinaridade, o campo das ciências da religião e sua aplicação ao ensino religioso. Estudos Teológicos. São Leopoldo, pp. 42-56 jan./jun., 2018.

______, SOUZA, Mailson F. C.. Modelos de ensino religioso. In:

JUNQUEIRA, Sérgio; BRANDENBURG, Laude; KLEIN, Remí. (Org.). Compêndio do ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2017, pp. 147-155.

BARBOSA, José Ruy Feliz; SOUSA, Wanildo Figueiredo. Ensino Religioso na escola e o desafio da transconfessionalidade. In. Ensino Religioso e Docência e(m) formação. BRANDENBURG, Laude Erandi et. al. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2013, 245-253.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BEHRENS, Marilda Aparecida; OLIARI, Anadir Luiza Thomé. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade. Revista Diálogo Educacional/PUC/PR. vol. 7. núm. 22. Set/dez.2007, pp. 53-66.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação (1997). Lei nº 9.475/97 da nova redação ao artigo 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 de julho de 1997, seção I.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.

CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir (Orgs.). Educação e interculturalidade: conhecimentos e saberes e práticas descoloniais. Blumenau: Edifurb, 2014.

FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. O ensino religioso no Brasil: tendências, conquistas e perspectivas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GUERREIRO, Laureano. A educação e o sagrado: a ação terapêutica do educador. Rio de Janeiro: Lucena, 2003.

HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. São Paulo: Loyola, 2010.

KUHN, Thomas. A Estrutura das revoluções científicas. 16. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LA TORRE, Saturnino; MOARES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo, TRION, 2008.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. Autopoiesis and cognition. London: Reidel, 1980.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas – SP: Papirus, 2012.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Instituto Piaget, Lisboa, 2002.

______, A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18. ed. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010a.

______, Ciência com consciência. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010b.

______, Introdução ao Pensamento Complexo. Instituto Piaget, Lisboa, 2007.

NICOLESCU, Basarab. Fundamentos metodológicos para o estudo transcultural e transreligioso. In: VVAA. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: Triom, 2002, p. 45-70.

______, O manifesto da transdisciplinaridade. (Tradução Lúcia Pereira de Souza). São Paulo: Triom, 1999.

OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro. Ciências da Religião e Teologia: evolução e situação desde a perspectiva brasileira. In. ARAGÃO, Gilbraz; CABRAL, Newton e VALLE, Edênio. (Orgs.). Para onde vão os estudos da religião no Brasil. São Paulo: ANPTECRE, 2014, pp. 47-64.

PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013.

______, Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. - (Coleção temas do ensino religioso)

______, Epistemologia do Ensino Religioso: do Ensino à Ciência, da Ciência ao Ensino. REVER: Revista de Estudos da Religião. São Paulo, n. 02, jul/Dez 2015, pp. 26-44. Disponível em: file:///C:/Users/Cicero/Downloads/Dialnet-EpistemologiaDoEnsinoReligioso-5294036.pdf. Acesso em 09 de ag. de 2018.

PAUL, Patrick. Prefácio. In. MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (colab.). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas – SP: Papirus, 2015. (Coleção Práxis)

SILVA, Cícero Lopes. Ensino Religioso na Educação Básica: apontamentos iniciais sobre o princípio do terceiro incluso de Stéphane Lupasco. In. ARAGÃO, Gilbraz de Souza; VASCONCELOS, Sergio Sezino Douets; SOUZA, José Roberto. (Org). Mosaico religioso: interfaces entre experiências religiosas e leituras científicas. São Paulo: Fonte Editora, 2016, pp.113-126.

SOARES, Afonso M. L; STIGAR, Robson. Perspectiva para o ensino religioso: a ciência da religião como novo paradigma. In. PASSOS, João Décio; SANCHES, Wagner Lopes. Para além das imanências: homenagem a Afonso M. L Soares. REVER: Revista de Estudos da Religião. São Paulo: Paulinas, Ano 16, n. 01 (jan/abr) 2016, pp. 137-152.

TEIXEIRA, Faustino. (Org.). A(s) Ciência(s) da religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

LIBÓRIO, Luiz Alencar; SILVA, Cícero Lopes da. O ENSINO RELIGIOSO PÚBLICO A PARTIR DAS MUTAÇÕES DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 22, p. 777–794, 2018. DOI: 10.25247/paralellus.2018.v9n22.p777-794. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1304.. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 495

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)