Entre memória e história: o sítio histórico terreiro de Pai Adão através da perspectiva de Pierre Nora “lugares de memória”

Autores

  • Alexandre José M. C. Campello Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2010.v1n1.p45-57

Palavras-chave:

História, Memória, Religião.

Resumo

Nossa pesquisa contempla um estudo acerca da história e da memóriados Xangôs pernambucanos, num cenário acadêmico, em que a buscada compreensão das diferentes leituras e do resgate de um cotidianoque já não existe possibilitem a associação do fenômeno da conservaçãodessas tradições no Sítio Histórico do terreiro de Pai Adão e aperspectiva de Pierre Nora, em seu artigo “Lugares de Memória”.Abordando-se o fato da existência dessa religião trazida pelos Nagôs,no século XVI, até os dias atuais, devido à grande resistência oferecidapelos negros, em momentos de repressão da sociedade e seusgovernantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre José M. C. Campello, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
    Professor de História, Especialista em Patrimônio Histórico e Mestrando em Ciênciasda Religião pela UNICAP.

Downloads

Como Citar

CAMPELLO, Alexandre José M. C. Entre memória e história: o sítio histórico terreiro de Pai Adão através da perspectiva de Pierre Nora “lugares de memória”. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 1, p. 45–57, 2012. DOI: 10.25247/paralellus.2010.v1n1.p45-57. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/125.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 473

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.