Os periódicos polono-brasileiros: historiografia, fontes e temas de pesquisa

Autores

  • Rhuan Targino Zaleski Trindade Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p280-293

Palavras-chave:

Imigração polonesa. Imprensa. Fontes.

Resumo

A comunidade polonesa do Brasil tem suas raízes no último quartel do século XIX, inserida no bojo da imigração europeia massiva. Ao longo da sua instalação e desenvolvimento no país de acolhida criou espaços de sociabilidade e uma série de instituições focadas na vida cultural polonesa, dentre elas, os periódicos. Ainda que mais tardiamente em relação a outros grupos étnicos, desde finais do século XIX até o advento de políticas nacionalistas brasileiras na década de 1930, os poloneses produziram diversos periódicos focados nos mais diferentes temas que circularam pelo sudeste e sul do Brasil. Alguns foram mais efêmeros e outros tiveram uma perenidade que, entre intervalos, chegaram aos nossos dias. Podemos identificar uma gama de um material muito rico, que permite uma série de digressões sobre a sociabilidade, economia, agricultura, religiosidade, disputas, entre outros assuntos relacionados à presença dos poloneses no Brasil. A importância numérica polonesa, especialmente no sul do país, não está, até então, refletida nos estudos acadêmicos e os periódicos polono-brasileiros são possibilidades de enfrentar essa questão. Ao propor uma reflexão acerca desta fonte, investigamos os usos atinentes ao estudo dos periódicos, examinando as possibilidades de análises e o potencial deste material para a pesquisa histórica, embasado em trabalhos que usaram estas fontes e estudos sobre imprensa e imigração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rhuan Targino Zaleski Trindade, Universidade Federal do Paraná (UFPR).
    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná. É professor da educação básica- Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Integrante, na qualidade de estudante, do grupo de pesquisa (CNPq) "Identidades étnicas e racismo" vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós Graduação (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, história da imigração e etnicidade polonesa no Brasil.

Publicado

2016-12-31

Como Citar

TRINDADE, Rhuan Targino Zaleski. Os periódicos polono-brasileiros: historiografia, fontes e temas de pesquisa. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 280–293, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p280-293. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/884.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Similares

31-40 de 69

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.