Efetivação das políticas curriculares desenvolvidas pelo grupo escolar Lauro Sodré e seus desdobramentos sobre os processos formativos (1968 a 2008)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p130-148Palavras-chave:
Educação, Grupo Escolar, Trabalho docente.Resumo
A presente investigação teve como objetivo analisar as repercussões das reformas educaci-onais no trabalho docente e no processo ensino-aprendizagem desenvolvido no espaço do Grupo Escolar Lauro Sodré, refletindo sobre sua organização curricular em face da políti-ca governamental de expansão do sistema de ensino no estado do Pará. Foi desenvolvida a partir da problemática: quais eram as prescrições para o exercício do trabalho docente e como se efetivaram as práticas curriculares desses sujeitos nessa instituição? O período histórico da investigação foram os anos de 1968 a 2008, a fonte de investigação foram as narrativas de ex-gestores e ex-professores da instituição, que nos levou a concluir que o Grupo Escolar esteve alinhado às políticas curriculares de formação para a cidadania, en-tretanto se mostrou como espaço de relações, tensões e conflitos, sobretudo para que os princípios democráticos e participativos fossem considerados no processo educacional da instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.