O catolicismo presente no processo de escolarização: colégio interno feminino no planalto norte catarinense
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20154-169Palavras-chave:
Instituições escolares, educação católica, cultura escolar.Resumo
O trabalho se propõe a descrever a criação e a trajetória de um colégio interno católi-co feminino, destacando os ideais da Fé cristã que se internalizaram no processo de formação das educandas. O Colégio Santos Anjos foi instalado no município de Porto União, Estado de Santa Catarina, no ano de 1917, pela Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (MSSpS). Esse texto tem por objetivo analisar as práticas religiosas que a escola católica articu-lava no seu interior e exterior envolvendo as educandas e a comunidade. Justifica-se esse estudo pela relevância e solidez atingida por um colégio confessional católico, destinado à formação fe-minina local e regional, promovendo o interesse de uma boa parte das famílias da elite daquele determinado contexto. A metodologia apresenta-se descritiva, bibliográfica e exploratória com a utilização de fontes devidamente inventariadas e entrevistas a ex-alunas da instituição. Utilizam-se os estudos culturais de Julia (2001) e a história da educação católica no Brasil, de Azzi (2008).
Abstract:
The study aims to describe the creation and trajectory of a female Catholic boarding school, highlighting the ideals of Christian faith that is internalized in the formation process of the students. The Santos Anjos College was installed in the municipality of Porto União, state of Santa Catarina, in 1917, the Congregation of the Missionary Sisters Servants of the Holy Spirit (MSSPs). This paper aims to analyze religious practices that the Catholic school articulated inside and outside involving the students and the community. This study is justified by the relevance and solidity hit by a Catholic confessional school, for the local and regional women's training, promoting the interest of a good part of the elite families that particular context. The methodology presented is descriptive, bibliographical and exploratory with the use of properly inventoried sources and interviews with former students of the institution.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.