As esculturas de Demar (Laranjeiras/SE): propostas para uma Arqueologia Pública no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n3.pp.%20122-132Palavras-chave:
Patrimônio material, patrimônio imaterial, escultura em madeira, Laranjeiras/SE.Resumo
O trabalho busca traçar o panorama da discussão conceitual e prática do que se convencionou denominar como “patrimônio material” e “patrimônio imaterial”, em sua dicotomia distintiva e em suas intercessões possíveis, à partir do contexto da cidade de Laranjeiras em Sergipe. Utiliza-se como estudo de caso a entrevista realizada com Demar (Ademar), escultor em madeira, cuja produção cria, expõe e comercializa no Centro de Ar-tesanato, tendo sido agraciado com o título de “patrimônio vivo” pela Prefeitura Municipal por seu ofício. Como metodologia recorreu-se a entrevista gravada, com perguntas semi-estruturadas que abordavam a vida do escultor, sua arte, sua relação com a cidade e as polí-ticas patrimoniais locais. Em tempos de alta tecnologia, a Arqueologia Pública deve ir às comunidades, ouvir suas demandas e buscar meios de compartilhamento de informações, registro e conservação do patrimônio cultural que congrega em si características de seu modus vivendus, valorizando a diversidade e a sobrevivência da arte. Como referência teórica apresentam-se as discussões sobre patrimônio cultural de Sandra Pelegrini, Pedro Paulo Funari, UNESCO, IPHAN e o conceito de Economia da Cultura de Ana Carla Reis.
Abstract:
The work seeks to trace the panorama of conceptual and practical discussion of what so-called styling as "material assets" and "intangible heritage", in his distinctive dichotomy and its possible intercession from the context of the city of Orange in Sergipe. It is used as a case study the interview conducted with Demar (Ademar), sculptor in wood, whose production creates, displays and sells at the Centro de Artesanato, having been awarded the title of "living heritage" by the municipal government for their craft. As the methodology resorted to recorded interview with semi-structured questions that addressed the sculptor's life, his art, his relationship with the city and local equity policies. In times of high-tech, Public archaeology should go to communities, hear their demands and get means of information sharing, registration and preservation of cultural heritage, which itself features of their modus vivendus, valuing diversity and survival of art. As theoretical reference presents discussions on cultural heritage of Sandra Pelegrini, Pedro Paulo Funari, UNESCO, IPHAN and the concept of Economics of Culture Ana Carla Reis.
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Ficheiros Adicionais
- Imagem 1-Apresentação do Cacumbi Mirim, Encontro Cultural de Laranjeiras, SE. (Português)
- Imagem 2 - Religiosidade de matriz africana, Encontro Cultural de Laranjeiras, SE. (Português)
- Imagem 3 - Religiosidade de matriz africana, Encontro Cultural de Laranjeiras, SE. (Português)
- Imagem 4 - Religiosidade de matriz africana, Encontro Cultural de Laranjeiras, SE. (Português)
- Imagem 5 - O escultor Demar com suas peças no Centro de Artesanato em Laranjeiras-SE. (Português)
- Imagem 6 - A escultura em madeira de canetas, ornamento de cabelo feminino e da cultura popular do Nordeste (sanfoneiro e flautista de pífano) – Demar (Português)
- Imagem 7 - A escultura em madeira de canetas, ornamento de cabelo feminino e da cultura popular do Nordeste (sanfoneiro e flautista de pífano) – Demar (Português)
- Imagem 8 - O artista Demar e sua técnica; a escultura de São Jorge (Demar) (Português)
- Imagem 9 - O artista Demar e sua técnica; a escultura de São Jorge (Demar) (Português)
- Imagem 10 - Escultura em madeira de Nossa Senhora (Demar) (Português)
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