"Já estou cheio de me sentir vazio”: As representações do cotidiano brasiliense presentes na obra da Legião Urbana durante a segunda metade da década de 80
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2014.v1n2.pp.%20153-165Palavras-chave:
Rock, Legião Urbana, Brasília.Resumo
A utilização da música, enquanto fonte de pesquisa para o historiador, retém, atualmente, grande destaque no âmbito acadêmico. Nesse preâmbulo, as canções do rock nacional dos anos 80 passaram a ser questionadas e indagadas, pois deixaram vestígios e rastros das representações que a juventude urbana realizou em um dado momento histórico. Nesse ínterim, o artigo em questão visou discutir a forma pela qual o cotidiano brasiliense esteve representado na obra da Legião Urbana. A partir da análise da letra e melodia, foram elencadas quatro canções, que permitiram elucubrar a vivência dos jovens que compuseram o grupo, durante os anos 80 e 90, em uma cidade que fora construída para ser o símbolo do modernismo nacional, bem como o centro das decisões políticas.
Abstract:
The use of music as a research source for the historian holds currently eminence in the academic realm. In this preamble, the national rock songs of the '80s, began to be questioned and inquired, since they leave traces and traces of the representations that urban youth held in a given historical moment. Meanwhile, the article in question aimed to discuss the way in which the everyday the city was represented in the work of Legião Urbana. From the analysis of lyrics and melody, was listed four songs, which allowed clear the experience of young people who formed the group, during the 80s and 90s, in a city that was built to be the national symbol of modernism, as well as the center of political decisions.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.