Recife: uma capital do nordeste no capitalismo tardio
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2014.v1n2.pp.%20126-142Keywords:
Recife, história urbana, reurbanização.Abstract
Após a conclusão dos trabalhos de alargamento e prolongamento da Av. Dantas Barreto, entre o ano de 1971 e 1973, a Prefeitura da Cidade do Recife, tendo a frente o Prefeito Augusto Lucena, deu início as tratativas para execução de um outro programa de intervenção urbana na área central da cidade. Tratava-se de um projeto de reurbanização para a construção da Praça Machado de Assis, com o objetivo de confeccionar um espaço e um cenário urbano expurgado das histórias passadas e das formas que se consideravam decaídas, degradadas, contraproducentes e inconvenientes, presentes e disseminadas em outros espaços da cidade, através da eliminação, em seu interior, dos vestígios da paisagem geográfica do qual a Praça não seria parte da cidade, mas seu equivalente ou substituto. A oposição e a mobilização eficaz dos moradores e comerciantes da localidade onde seria construída a Praça (parte sudeste do bairro da Boa Vista) levou a suspensão da execução desse projeto. Contudo, outros projetos de reurbanização foram elaborados e executados na área central da cidade durante a gestão de Augusto Lucena (1971-1975) e de seu sucessor, o Sr. Antônio Farias (1975-1979), como as denominadas "ruas jardins", que tinham como objetivo produzir espaços contendo elementos considerados relevantes para a constituição de lugares quase totalmente destinado ao lazer e ao consumo de mercadorias, de produtos culturais e de serviços, direcionados para uma clientela que podia pagar para usufruí-las. A constituição desses espaços obedeciam a lógica cultural do capitalismo tardio, fundada na cultura do progresso e do moderno; e permeada por uma anuência outorgada onde se instituía e se disseminava a moral ditada pelo êxito material, e na consideração do valor para escolha e obtenção de objetos em vista dos fins pretendidos. Os seus referenciais eram pautados pelos estilos e apreciações de ter e parecer para poder consumir valores e objetos apreciados a partir de seu valor de troca no mercado; e a sua razão cultural composta de valores, modelos e mitos produzidos segundo os critérios de ordem tecnológica e de funcionamento do mercado; e ditado pela lógica do mercado de que
a produção, a circulação e o consumo de mercadoria podem dominar e submeter os seus interesses às forças da natureza sem qualquer restrição de ordem moral. Neste trabalho analisaremos e criticaremos como essa lógica cultural fundamentou os projetos de reurbanização e intervenções urbanas na cidade do Recife no período histórico aqui delimitado e como repercutiu e quais as reações proporcionadas.
Abstract:
Upon completion of the widening works enlargement and extension of Av. Dantas Barreto, between 1971 and 1973, the Recife City Hall, taking forward the Mayor Augusto Lucena, initiated the negotiations for execution of another urban intervention program in the central area of the city. It was a reurbanization project for the construction of the Square Machado de Assis, with the goal of making a space and an urban setting purged of past stories and shapes who considered fallen, degraded, counterproductive and inconvenient, present and disseminated in other areas of the city, through the elimination, within, the remains of the geographical landscape of which the square would not be part of the city, but its equivalent or replacement. The opposition and the effective mobilization of residents and merchants of the town where it would be built the Square (southeast of the Boa Vista neighborhood) led to suspension of the operation of this project. However, other reurbanization projects were designed and implemented in the central city area during the administration of Augusto Lucena (1971-1975) and his successor, Mr. Antonio Farias (1975-1979), as so-called "gardens streets" which were aimed at produce spaces containing elements relevant to the establishment of places almost entirely for leisure and consumption of goods, cultural products and services, targeted to a clientele that could afford to cherish them. The constitution of these spaces obeyed the cultural logic of late capitalism, based on the progress and modern culture; and permeated by a consent granted where instituted and was spreading morality dictated by the material success, and in considering the value for choice and getting objects in view of the intended purposes. Their references were guided by the styles and assessments of to have and to seem to be able to consume appreciated values and objects from their exchange value on the market; and their cultural reason composed of values, models and myths produced according to the criteria of technological nature and functioning of the market; and dictated by the logic of the market that the production, circulation and consumption of goods História Unicap, v. 1, n. 2, jul./dez. de 2014 128 can dominate and submit their interests to the forces of nature without any restriction of moral order. In this work we will analyze and criticize how this cultural logic grounded the reurbanization projects and urban interventions in the city of Recife in the historical period defined here and how it reflected and which were the provided reactions.
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