Transformação urbana vista “de baixo”: clubes de futebol de várzea e estratégias de articulação para conquista de seus campos de jogo (1960-1979)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n8.p203-220Keywords:
História Urbana, História Social, Futebol Amador, Associativismo, Belo HorizonteAbstract
O presente artigo tem por objetivo examinar as articulações estabelecidas entre as estratégias utilizadas pelos clubes de futebol de várzea para manter a posse de seus campos de jogo e o contexto de transfor-mação urbana vivenciado por Belo Horizonte durante as décadas de 1960 e 1970. Ao investigar as mu-danças pelas quais a cidade passava a partir da perspectiva dos grupos ligados a essa prática de lazer popular, o texto espera apontar possibilidades de aproximação entre a História Urbana e a História Soci-al, demonstrando maneiras de pensar as modificações do tecido urbano por meio da atuação dos “de baixo”. Compartilha-se a compreensão de que essas coletividades dialogam com processos diversos que implicam a reconfiguração do espaço, tais como normativas legais, políticas públicas e atuação de seto-res imobiliários. Ao desenvolverem relações muitas vezes de clientela com forças políticas ou econômi-cas, podiam intervir nas decisões sobre os usos dos terrenos, de forma que sua permanência em certas áreas da capital mineira não pode ser explicada como mero resultado do acaso ou do desejo governa-mental. Em suas disputas cotidianas, tais agremiações se depararam com questões concernentes ao as-sociativismo comunitário, aos constrangimentos de um estado burocrático-autoritário e às dificuldades impostas por uma metropolização acelerada e sem planejamento. Para a produção do texto foram utili-zadas fontes orais, registro de imprensa e documentação oficial do município e da federação de futebol local.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.