O Patrimônio histórico: objeto de pesquisa do historiador

Autores

  • Ricardo de Aguiar Pacheco Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p5-14

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Memória social, Pesquisa histórica.

Resumo

Este artigo transcreve uma comunicação oral sobre as possibilidades de interpreta-ção do patrimônio cultural no campo da história. Apresenta, rapidamente, como o tema foi percebido pela historiografia e aponta linhas de pesquisa histórica que abordam o patrimônio histórico como campo de disputa simbólica, como estratégia de construção de narrativas sobre o passado e como processo de significação dos objetos. Desejamos, pois, evidenciar caminhos pelos quais é possível desenvolver pesquisas históricas sobre o patrimônio histórico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo de Aguiar Pacheco, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Possui doutorado em História (2004), mestrado em História (1998) e graduação em Licenciatura em História (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco leciona para nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e Mestrado em História. Tem experiência nas áreas de História e de Educação. Orienta trabalhos com ênfase em ensino de história, representações e práticas sociais, patrimônio cultural, memória social, educação em museus e história da educação. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Patrimônio Cultural e Memória Social.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

PACHECO, Ricardo de Aguiar. O Patrimônio histórico: objeto de pesquisa do historiador. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 4, n. 7, p. 5–14, 2017. DOI: 10.25247/hu.2017.v4n7.p5-14. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/971.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 190

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.