O cinema como fonte histórica e como representação social: alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n8.p263-273Palavras-chave:
Cinema e História, Representação Social, História CulturalResumo
O presente artigo tem como proposta analisar o cinema como fonte documental no traba-lho do historiador. Para embasar este posicionamento, foi utilizada a obra de Marc Ferro (1976) O cinema: uma contra-análise da História? os trabalhos de Marcos Napolitano (2008) e Eduardo Morettin (2003). Para ampliar o debate, foram realizados apontamentos sobre o cinema como forma de representação social a partir de uma perspectiva sociocul-tural de suas práticas e representações, conceitos propostos por Roger Chartier (2002). Para fundamentar e exemplificar os pressupostos teóricos utilizados foi apresentada uma análise do filme O Judeu Suss (1940) de Veit Harlan. A metodologia se deu através da análise de conteúdo do filme, no qual se observou a linguagem cinematográfica produzida desta película. Os resultados destas análises mostraram que alguns estereótipos colocados nas cenas serviram para propagar um ódio contra o povo judeu. Esses resultados são rea-firmados em uma abordagem pós-fílmica, que são os registros sobre a crítica e recepção por parte do público no período de lançamento do Judeu Suss.
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