Ações imperialistas dos Estados Unidos da América e a propagação da fé reformada no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n5.p234-244Palavras-chave:
Protestantismo. Missão. Imperialismo.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar alguns momentos da presença de grupos protestantes no Brasil. Na narrativa, em seus vários tópicos, realizamos esforços para compreender a atuação de missionários presbiterianos provenientes dos Estados Unidos da América com o intuito de catequizar, e assim expandir o Presbiterianismo para várias regiões do Brasil. Podemos assim concluir que tais ações estão inseridas em uma cosmovisão imperialista em que os estadudinenses teriam o dever, quase divino, de propagar a fé reformada, levando o progresso e a civilização para outras nações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.