Os médicos e a higiene pública na imprensa do Rio Grande do Sul: entre a teoria dos miasmas e a teoria da transmissão hídrica das doenças
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2014.v1n1.pp.%2074-90Palavras-chave:
Médicos, imprensa, higiene pública, Rio Grande do Sul.Resumo
O conteúdo deste artigo destaca um conjunto de textos publicados na imprensa do Rio Grande do Sul nas décadas finais do século XIX e nos primeiros anos do século XX. Os textos destacados registram a preocupação dos médicos com a higiene pública no contexto de transição da teoria dos miasmas para a teoria da transmissão hídrica de doenças. O interesse dos profissionais da medicina pela salubridade urbana e a discussão de questões referentes à higiene pública serão interpretadas a partir da perspectiva foucaultiana de medicina social.
Abstract
The contents of this article highlights a set of texts published in the press of Rio Grande do Sul in the final decades of the nineteenth century and early years of the twentieth century. Seconded texts record the concern of doctors with public health in the context of transition from the miasma theory for the theory of waterborne diseases. The interest of the medical profession for urban health and the discussion of issues concerning public hygiene will be interpreted from the perspective Foucault of social medicine.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.