Práticas de ensino e os componentes curriculares oferecidos na Escola Profissional Mixta de Sorocaba (1929-1942)

Autores

  • José Roberto Garcia Universidade de Sorocaba - Uniso
  • Wilson Sandano

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20232-244

Palavras-chave:

Escola Profissional Mixta de Sorocaba (SP), séries metódicas, componentes curriculares.

Resumo

O trabalho refere-se à Escola Profissional Mixta de Sorocaba - uma das oito escolas pro-fissionais mais antigas do Estado de São Paulo - e procura apresentar os dados quantitativos das ma-trículas e os perfis dos cursos. Analisa, ainda, as práticas de ensino utilizadas em sala de aula bem como os componentes curriculares oferecidos. Busca-se entender os fatores motivadores para tais dados e perfis e que ocorrem no espaço particular das instituições escolares. O recorte temporal, 1929-1942, abarca desde o início da instituição até a sua reorganização, necessária para atender ao disposto pelo Decreto-Lei Federal número 4.073, de 30/01/1942, que promulgou a “Lei Orgânica do Ensino Industrial”. Para o desenvolvimento deste trabalho foram efetuadas consultas aos arquivos históricos disponibilizados pelo Centro de Memória da instituição. Entre os documentos pesquisa-dos destacam-se os livros de registros de matrículas e os boletins. Dois ex-ferroviários foram entre-vistados – os Senhores Jardel Pegoretti e Milton Marinho Martins - contribuindo para melhor com-preensão da prática do educando/trabalhador no âmbito escolar e no cotidiano da fábrica. Por meio dos registros das práticas de ensino – com ênfase para o método de aprendizagem entre teoria e prá-tica (séries metódicas) - utilizadas em sala de aula, a pesquisa identificou convergência dos compo-nentes curriculares para a área de mecânica, tendo recebido 45% das matrículas no período estuda-do. Na sessão feminina, a área de Confecção atraiu 50% das matrículas. Identificam-se aqui dois grandes objetivos da instituição escolar: formar mão de obra para a ferrovia, pelo lado masculino, e, pelo lado feminino, para a indústria têxtil, ambas grandes setores empregadores da época. Entende-se que estes objetivos nortearam a constituição dos cursos e dos componentes curriculares na insti-tuição ora em tela e no período estudado.

 

Abstract:

The work refers to the Professional Mixed School of Sorocaba - one of the eight oldest professional schools of São Paulo - and seeks to present the figures of enrollment and profiles of the courses. It also analyzes the teaching methods used and its curricular components. The paper aims to understand the motivating factors for such data and profiles within the private space of these institutions. The time frame, 1929-1942, cover the initial activities of the school until its reorganization, required for the provisions of a Federal Decree. To develop this work visits were made to the historical archives available by the institution's memory center. As research material there were books, enrollment records and school reports. Two former railway were interviewed. As the main goals that have guided the creation of the institution, train manpower for the railway and the textile industry are pointed as leading the curricular interest, both large employers sectors at the time.

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Publicado

2016-03-28

Como Citar

GARCIA, José Roberto; SANDANO, Wilson. Práticas de ensino e os componentes curriculares oferecidos na Escola Profissional Mixta de Sorocaba (1929-1942). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 4, p. p. 232–244, 2016. DOI: 10.25247/hu.2015.v2n4.pp. 232-244. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/673.. Acesso em: 28 abr. 2024.

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