O ensino de História e a cultura pós-moderna: a mídia e os meios de comunicação de massa

Autores

  • Benvinda Mary Teixeira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20279-286

Palavras-chave:

Ensino de história, mídia, meios de comunicação de massa, pós-modernidade.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a pós-modernidade e a sua influência no ensino de História, questões essas que partiram dos estudos sobre as produções acadêmicas realizadas pela Profa Dra Marisa Vorraber Costa e do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Socieda-de, o qual a mesma integra. Objetivou-se compreender a inserção da mídia e dos meios de comu-nicação de massa nas escolas, e como tais ferramentas podem ser utilizadas em sala de aula.


Abstract:

This article presents reflections on post-modernity and its influence on the teaching of History, questions those who left the study of the academic productions performed by Prof. Dr. Marisa Vorraber Coast and the Study Group on Curriculum Culture and Society, which the it integrates. This study aimed to understand the media insertion and the mass media in schools, and how such tools can be used in the classroom.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Benvinda Mary Teixeira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Sou graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestranda do Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura Regional, da instituição já citada. Bolsista CAPES, o meu projeto de mestrado tem por principal objetivo compreender as táticas usadas pelas mulheres escravizadas para permanecerem longe do cativeiro durante o período em que se encontravam fugidas. O recorte temporal da pesquisa são os anos de 1836 a 1842, no qual se encontrava em atividade a prefeitura da comarca do Recife.Utilizando a documentação dessa instituição policial e os anúncios de escravos fugidos do Diário de Pernambuco, pretendo cruzar tais informações para alcançar os objetivos propostos no projeto.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

TEIXEIRA, Benvinda Mary. O ensino de História e a cultura pós-moderna: a mídia e os meios de comunicação de massa. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 4, p. p. 279–286, 2016. DOI: 10.25247/hu.2015.v2n4.pp. 279-286. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/545.. Acesso em: 26 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

41-50 de 261

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.