NARRANDO TRAJETÓRIAS INDÍGENAS ESTUDANTIS
A AESA-CESA, O CURSO DE HISTÓRIA E OS FULNI-Ô
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p07-27Palavras-chave:
Indígenas, Fulniôs, Educação SuperiorResumo
Ao pensar o processo de entrada para o ensino superior de pessoas pertencentes aos povos indígenas constitui-se numa importante tarefa, este trabalho apresenta uma compreensão de como a educação superior colabora no processo de transformação na vida destes povos, para podermos analisar qual o papel que AESA/CESA, desempenha ou desempenhou na construção das trajetórias deste povo, no processo de qualificação intelectual, da ressignificação das suas identidades e de acesso ao mercado de trabalho. Dentro desta compreensão, a proposta lança questões, a respeito desta relação entre o curso de História do CESA e a trajetória de estudantes Fulni-ô que tiveram acesso a esta graduação e a IES, para que possamos colaborar, no sentido de pensar os processos de formação junto as populações indígenas, a importância histórica que as Autarquias de Ensino Superior possuíram na assistência educacional no interior do Estado, inclusive, as populações indígenas num contexto no qual as políticas públicas de acesso ao ensino superior a estas populações eram escassas. Através do uso da metodologia da História Oral, foi possível traçar as trajetórias dos indígenas Fulni-ô e refletir a respeito do papel e do lugar que a AESA/CESA e o curso de História ocuparam no processo de formação, procurando, desta forma, refletir a respeito da importância do acesso destas populações ao ensino superior. Além disso, foi possível compreender e destacar o papel que a Autarquia possui no processo de qualificação e formação destas populações e colaborar para construir mais visibilidade a respeito desta temática e do ensino da história indígena.
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