NARRANDO TRAJETÓRIAS INDÍGENAS ESTUDANTIS

A AESA-CESA, O CURSO DE HISTÓRIA E OS FULNI-Ô

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p07-27

Palavras-chave:

Indígenas, Fulniôs, Educação Superior

Resumo

Ao pensar o processo de entrada para o ensino superior de pessoas pertencentes aos povos indígenas constitui-se numa importante tarefa, este trabalho apresenta uma compreensão de como a educação superior colabora no processo de transformação na vida destes povos, para podermos analisar qual o papel que AESA/CESA, desempenha ou desempenhou na construção das trajetórias deste povo, no processo de qualificação intelectual, da ressignificação das suas identidades e de acesso ao mercado de trabalho. Dentro desta compreensão, a proposta lança questões, a respeito desta relação entre o curso de História do CESA e a trajetória de estudantes Fulni-ô que tiveram acesso a esta graduação e a IES, para que possamos colaborar, no sentido de pensar os processos de formação junto as populações indígenas, a importância histórica que as Autarquias de Ensino Superior possuíram na assistência educacional no interior do Estado, inclusive, as populações indígenas num contexto no qual as políticas públicas de acesso ao ensino superior a estas populações eram escassas.  Através do uso da metodologia da História Oral, foi possível traçar as trajetórias dos indígenas Fulni-ô e refletir a respeito do papel e do lugar que a AESA/CESA e o curso de História ocuparam no processo de formação, procurando, desta forma, refletir a respeito da importância do acesso destas populações ao ensino superior. Além disso, foi possível compreender e destacar o papel que a Autarquia possui no processo de qualificação e formação destas populações e colaborar para construir mais visibilidade a respeito desta temática e do ensino da história indígena.

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Biografia do Autor

  • Augusto César Acioly Paz Silva, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, Centro de Ensino Superior de Arcoverde
    Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco(2013) e Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Possui graduação em História (2002) e especialização em História Regional do Brasil ( 2004) pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de História na Educação Básica (Fundamental e Médio) e no nível Superior (graduação e Pós-graduação). Suas áreas de interesse de estudo e pesquisa são: ensino de História e Cinema, Formação de Professores e História das Instituições de Ensino Superior História do Brasil com ênfase em História do Nordeste Brasileiro Contemporâneo, Maçonaria no Brasil, Nordeste e Pernambuco, Cultura Política, Igreja católica e relações catolicismo - Maçonaria no período republicano.
  • Jose Andre Ferreira Salu, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Mestrando em História pela UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Graduado em Licenciatura em História pela AESA - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (2022) e Pós graduado em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade INTERVALE - Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2023). Sua trajetória acadêmica contempla pesquisas nas áreas de História da Formação de Professores e História das Instituições de Ensino Superior do Nordeste especificamente em Arcoverde, pensando também o processo de acesso dos povos indígenas, mais especificamente, os Fulni-ô no ensino superior e de maneira particular, ao curso de História. Suas áreas de interesse de estudo e pesquisa são: História do Brasil com ênfase em História do Nordeste Brasileiro Contemporâneo, História de Pernambuco, História Regional e Local, História e Cultura dos Povos Indígenas, Ensino de História, Educação Intercultural e Escolar Indígena, Metodologia de Ensino-Aprendizagem, Educação Básica e Multimeios em Educação.

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

SILVA, Augusto César Acioly Paz; SALU, Jose Andre Ferreira. NARRANDO TRAJETÓRIAS INDÍGENAS ESTUDANTIS: A AESA-CESA, O CURSO DE HISTÓRIA E OS FULNI-Ô. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 22, p. 07–27, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n22.p07-27. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/3054.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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