CECINE

UMA BREVE TRAJETÓRIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NORDESTE (1950-1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p270-288

Palavras-chave:

Ensino de ciências, História da educação, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo histórico acerca do desenvolvimento do ensino de ciências a partir da análise da trajetória do Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), sobretudo durante as duas primeiras décadas de seu funcionamento (1960 e 1970). Por meio da revisão bibliográfica e da procura por novas fontes históricas buscamos compreender o desenvolvimento do Cecine para além do aspecto educacional, mas também consideramos aspectos políticos e sociais do período em análise.

 

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Biografia do Autor

  • Márcio Ananias Ferreira Vilela, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004); mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), tendo desenvolvido o pós-doutorado também na UFPE em 2015. É gestor/técnico do Laboratório História e Memória/LAHM; membro da Associação dos Docentes/ADUFEPE; membro da Associação Brasileira de História Oral/ABHO; membro da Associação Nacional de História - Seção Pernambuco/ANPUH-PE. É professor de história no Colégio de Aplicação/CAp-UFPE e docente do Mestrado Profissional em Educação Básica/MPEB do Centro de Educação da UFPE. Atualmente é diretor da Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste/CECINE.
  • Paula Beatryz Leal Bezerra , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Graduada em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestranda em História pela mesma instituição. Faz parte do grupo de pesquisa (CNPq): "Poder e relações sociais no Norte e Nordeste: Trabalho e Ambiente na história das Sociedades Açucareiras". Tem interesse e desenvolve trabalhos nas áreas de História da Zona Canavieira de Pernambuco; História do Brasil Republicano; História do Trabalho e dos Trabalhadores; História do Açúcar; História do Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

VILELA, Márcio Ananias Ferreira; BEZERRA , Paula Beatryz Leal. CECINE: UMA BREVE TRAJETÓRIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NORDESTE (1950-1970). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 22, p. 270–288, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n22.p270-288. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2557.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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