MAIS UMA COMPETÊNCIA?

O LUGAR DA ATITUDE HISTORIADORA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2023.v10n20.p173-198

Palavras-chave:

Atitude Historiadora, BNCC, Competência, Ensino de História, História dos Conceitos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata o conceito de Atitude Historiadora. Nossa intenção é mostrar os fundamentos epistemológicos que envolvem o termo e as situações no currículo em que essa ação é mobilizada. Para tal, metodologicamente, utilizamos a estratégia da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Além disso, por se tratar de um termo desconhecido na cultura escolar, a pesquisa se propôs a fazer um levantamento na produção historiográfica acadêmica e escolar para saber como o conceito Atitude Historiadora aparece nas publicações desenvolvidas entre 2013 e 2023.; Em seguida, após essa busca pelo conceito Atitude Historiadora, o movimento foi de cotejamento, buscando identificar relações existentes entre a definição historiográfica e a definição escolar/curricular na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalhou se ancora nas reflexões de “ensino e aprendizagem em História” de Circe Bittencourt (2008), na “análise e história dos conceitos” de Reinhart Koselleck (1992) e no conceito de “competência” apresentado por Philippe Perrenoud (2000) e Thomas Durand (2000). Os resultados da pesquisa  mostram a intenção da BNCC de simplificar o sentido das atitudes – designadas como identidade, comportamentos e vontade para fazer –, como sendo referentes apenas à ação de pôr em prática as habilidades desenvolvidas e favorecer uma leitura tecnicista dos seus conteúdos.

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Biografia do Autor

  • João Lucas dos Santos Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), e em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFRPE (2017), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFRPE (2018), lecionou a disciplina de História no Pré-Vestibular Ímpar - PVI (2019), e participou do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Educação a Distância - PICT EaD/UNOPAR (2021). Os temas de pesquisa atuais: Ensino de História, Relações de Gênero e História do Brasil República. Tem interesse nas áreas de Educação, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

  • Juliana Alves de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Desde 2007 pertence ao Corpo Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, atuando nos cursos de Licenciatura em História e Pedagogia. É professora do Programa de Pós-Graduação em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA REGIONAL (UFRPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória(UFPE/UFRPE), com experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil e Ensino de História, atuando nos seguintes temas: Ensino de História e História Pública, Aprendizagem Histórica no espaço Escolar, História do Ensino de História e Avaliação da Aprendizagem. Tem experiência com avaliação institucional de livros didáticos de História, pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (2015-2018) e com Políticas Públicas voltadas para a formação inicial de professores no PIBID (2014-2018) e no Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente, integra a diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH/BR), coordena o Grupo de Pesquisa intitulado: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas-NEPHECs e integra o corpo pesquisadores/as do Instituto Menino Miguel (IMM/UFRPE), voltadas para ações de Inovação Social pensando a História Social do Nordeste, Pernambuco e Recife, direito á cidade e as Histórias de Vida de pessoas em vulnerabilidade social (pessoas em situação de Rua).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS LIVRE

Como Citar

SOUZA, João Lucas dos Santos; ANDRADE, Juliana Alves de. MAIS UMA COMPETÊNCIA? O LUGAR DA ATITUDE HISTORIADORA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 10, n. 20, p. 173–198, 2023. DOI: 10.25247/hu.2023.v10n20.p173-198. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2486.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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