FRONTEIRAS E PERMEABILIDADES, ESTUDO SOBRE O PROJETO “HISTÓRIA LOCAL

A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (SETI)”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2023.v10n20.p158-172

Palavras-chave:

História regional, Memória, Educação patrimonial

Resumo

Nesse artigo, buscamos uma reflexão sobre o projeto “História Local: a Educação Patrimonial e o Exercício da Cidadania” realizado em parceria com a Universidade Estadual de Maringá Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A pesquisa tinha por objetivo “fortalecer o intercâmbio de conhecimentos entre a Educação Básica Pública e o Ensino Superior” e promover a “popularização das atividades desenvolvidas no âmbito acadêmico”, apontando os  impasses  enfrentados ao se procurar equacionar o Ensino de História e a Educação Patrimonial e Ambiental nas cidades de Bom Sucesso, Cambira e Marumbi. Os resultados  indicaram a viabilidade do desenvolvimento de atividades que dinamizassem  o aprendizado da história e despertassem a curiosidade sobre o patrimônio cultural local.

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Biografia do Autor

  • João Paulo Pacheco Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em História, em 2012, ao examinar o Patrimônio imaterial do Norte do Paraná por meio da pesquisa "Das Margens do Ivaí, a Festa de Nossa Senhora das Águas. Professor Adjunto A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (UFAC).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS LIVRE

Como Citar

RODRIGUES, João Paulo Pacheco. FRONTEIRAS E PERMEABILIDADES, ESTUDO SOBRE O PROJETO “HISTÓRIA LOCAL: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (SETI)”. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 10, n. 20, p. 158–172, 2023. DOI: 10.25247/hu.2023.v10n20.p158-172. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2380.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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