FRONTEIRAS E PERMEABILIDADES, ESTUDO SOBRE O PROJETO “HISTÓRIA LOCAL
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (SETI)”
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2023.v10n20.p158-172Palavras-chave:
História regional, Memória, Educação patrimonialResumo
Nesse artigo, buscamos uma reflexão sobre o projeto “História Local: a Educação Patrimonial e o Exercício da Cidadania” realizado em parceria com a Universidade Estadual de Maringá Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A pesquisa tinha por objetivo “fortalecer o intercâmbio de conhecimentos entre a Educação Básica Pública e o Ensino Superior” e promover a “popularização das atividades desenvolvidas no âmbito acadêmico”, apontando os impasses enfrentados ao se procurar equacionar o Ensino de História e a Educação Patrimonial e Ambiental nas cidades de Bom Sucesso, Cambira e Marumbi. Os resultados indicaram a viabilidade do desenvolvimento de atividades que dinamizassem o aprendizado da história e despertassem a curiosidade sobre o patrimônio cultural local.
Downloads
Referências
BARROS, José D’ Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da Educação Básica, em curso de nível superior. Brasília: MEC, 2000.
CANCLINI, Nestor. Consumidores e Cidadãos. Conflitos Multiculturais da globalização. Rio de Janeiro, UFRJ, 2001.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e Fundamental (Parecer CNE/CEB n.4, 02/01/1998 e Resolução CNE n. 2, 07/04/1998).
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG: Representações da UNESCO no Brasil, 2003.. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HORTA, Maria L. P. (et all) Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN - Museu Imperial, 1999.
IPHAN. Legislação Brasileira de Proteção aos Bens Culturais. Ministério da Educação e Cultura, 1976.
LUZ, France. O fenômeno urbano em uma zona pioneira: Maringá. Maringá: Prefeitura Municipal, 1997.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
MENESES, Ulpiano T. Bezzera de. A crise da Memória, História e Documento: reflexões sobre um tempo de transformações. In: SILVA, Zélia Lopes da. Arquivos, Patrimônio e Memória: trajetórias e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: Editora da PUC/São Paulo, no. 10, 1993.
PELEGRINI, Sandra C. A. e FUNARI, Pedro Paulo. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008.
RODRIGUES, J. P. P. Estudos de História Regional no Vale do Ivaí. Maringá: Unicorpore, 2017. 116p.
SETI. Programa Universidade de Extensão Universitária Universidade Sem Fronteiras. Edital n. 4, 2007. Curitiba: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 HISTÓRIA UNICAP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.