O filme “O sequestro” (1981) e o cinema policial como meio de crítica política durante a abertura do regime militar brasileiro

Autores

  • Wallace Andrioli Guedes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2019.v6n11.p52-70

Palavras-chave:

Cinema policial, ditadura militar brasileira, censura.

Resumo

O presente artigo busca analisar o filme “O sequestro” (1981), de Victor Di Mello, em diálogo com outros exemplares do gênero policial lançados no mesmo contexto histórico, marcado pela transição da Ditadura Militar para a Democracia no Brasil. São eles: Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (1977), Eu matei Lúcio Flávio (1979), República dos assassinos (1979), Pra frente, Brasil (1982) e A próxima vítima (1983). Todos apresentam críticas à polícia e, em graus variados, à política da época. O artigo aborda a construção dessas críticas e, em sua segunda parte, como elas foram recebidas pela Censura nesse momento transicional. Para isso, são destrinchados os processos censórios dos filmes em concomitância com discussões sobre o funcionamento da Censura às artes no Brasil.


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Biografia do Autor

  • Wallace Andrioli Guedes, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorando em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

GUEDES, Wallace Andrioli. O filme “O sequestro” (1981) e o cinema policial como meio de crítica política durante a abertura do regime militar brasileiro. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 11, p. 52–70, 2019. DOI: 10.25247/hu.2019.v6n11.p52-70. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1433.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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