Do “terrorismo” à resistência cultural: as oposições a ditadura militar representadas nos livros didáticos de história (1985-2002)

Autores

  • Juliana Miranda Filgueiras Universidade Federal de Alfenas
  • Rafael Martins Neves Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2019.v6n11.p71-90

Palavras-chave:

História da Educação, Livros didáticos, Ditadura Militar, PNLD.

Resumo

Este artigo tem como escopo a análise das representações feitas pelos livros didáticos de História acerca das oposições à Ditadura Militar Brasileira. Os livros analisados circularam no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre suas edições de 1985 e 2002, a partir de uma abordagem que leva em consideração as especificidades dos manuais didáticos e suas múltiplas significações. Começamos por uma análise do mercado editorial brasileiro nesse setor, com seus condicionantes específicos em relação à disciplina de História. Posteriormente, apresentamos os livros e seus autores. Por fim, foi feita a análise propriamente dita das representações acerca da temática, destacando três tipos principais: a visão que justifica a ditadura, que condena as formas de resistência; a valorização de grupos de oposição, com foco para políticos de carreira, manifestações cívicas e a luta armada; e a abordagem, feita nos livros mais recentes, de aspectos culturais da resistência, a partir de uma diversificação dos sujeitos, com as chamadas “pautas identitárias”.

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Biografia do Autor

  • Juliana Miranda Filgueiras, Universidade Federal de Alfenas

    Doutora em História da Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas;


  • Rafael Martins Neves, Universidade Federal de Alfenas
    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

FILGUEIRAS, Juliana Miranda; NEVES, Rafael Martins. Do “terrorismo” à resistência cultural: as oposições a ditadura militar representadas nos livros didáticos de história (1985-2002). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 11, p. 71–90, 2019. DOI: 10.25247/hu.2019.v6n11.p71-90. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1399.. Acesso em: 6 maio. 2024.

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