Do “terrorismo” à resistência cultural: as oposições a ditadura militar representadas nos livros didáticos de história (1985-2002)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2019.v6n11.p71-90Palavras-chave:
História da Educação, Livros didáticos, Ditadura Militar, PNLD.Resumo
Este artigo tem como escopo a análise das representações feitas pelos livros didáticos de História acerca das oposições à Ditadura Militar Brasileira. Os livros analisados circularam no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre suas edições de 1985 e 2002, a partir de uma abordagem que leva em consideração as especificidades dos manuais didáticos e suas múltiplas significações. Começamos por uma análise do mercado editorial brasileiro nesse setor, com seus condicionantes específicos em relação à disciplina de História. Posteriormente, apresentamos os livros e seus autores. Por fim, foi feita a análise propriamente dita das representações acerca da temática, destacando três tipos principais: a visão que justifica a ditadura, que condena as formas de resistência; a valorização de grupos de oposição, com foco para políticos de carreira, manifestações cívicas e a luta armada; e a abordagem, feita nos livros mais recentes, de aspectos culturais da resistência, a partir de uma diversificação dos sujeitos, com as chamadas “pautas identitárias”.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Crislane Barbosa. A renovação dos conteúdos e métodos da História ensinada. Percursos, Florianópolis, v. 11, n. 02, jul./dez. 2010.
BEZERRA, Holien; LUCA, Tania Regina de. Em busca da qualidade: PNLD História – 1996-2006. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Livros didáticos de História e Geografia: Avaliação e Pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 15-53.
BEZERRA, Holien. O PNLD de história: momentos iniciais. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (Org.). Livros didáticos de História: entre políticas e narrativas. 1a ed. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
CAIMI, Flávia Eloísa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (Org.). Livros didáticos de História: entre políticas e narrativas. 1a ed. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Trad. de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difusão Editora, 2002.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões para um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, p. 177-229, 1990.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, n. 11, pp. 5-24, abr. 2002.
FARICELLI, Marilu de Freitas. Conteúdo pedagógico da História como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série. 2005. 163f. Dissertação. Mestrado em Educação. PUC-SP, São Paulo, 2005.
FERRARO, Juliana Ricarte. Compêndio de História do Brasil, de Borges Hermida: produção, editoração e circulação. Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 27, Natal-RN. Anais, 2013.
HOFLING, Eloisa de Matos. A FAE e a execução da política educacional: 1983-1988. 1993. 253f. Tese. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1993.
MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 218f. Tese. (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
NETO, Manoel Pereira de Macedo. Parâmetros Curriculares Nacionais de História: desafios e possibilidades da história ensinada na Educação Básica. Revista História em Reflexão, Dourados-MS, v. 3, n. 6, jul./dez. 2009.
ALENCAR, Álvaro Duarte de; COTRIM, Gilberto. História do Brasil para uma Geração Consciente – vol. 2. São Paulo: Saraiva, 1987.
COTRIM, Gilberto. História e Reflexão – vol. 4. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
DREGUER, Ricardo; TOLEDO, Elite. História: Cotidiano e Mentalidades. Da hegemonia burguesa à era das incertezas: séculos XIX e XX. São Paulo: Atual, 1995.
HERMIDA, Borges. História do Brasil – 6ªsérie. São Paulo: Companhia Editora Nacional, s/d.
LUCCI, Elian Alabi. História do Brasil: o império, a república e o Brasil contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 1985.
PILLETI, Claudino; PILLETI, Nelson. História e Vida: vol. 2. São Paulo: Ática, 1990.
PILLETI, Claudino; PILLETI, Nelson. História e Vida Integrada – 8ª série. São Paulo: Ática, 2002.
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE. Manual para indicação do livro didático – PNLD 1986-1987. Rio de Janeiro, 1986.
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE. Manual para indicação do livro didático – PNLD 1988. Rio de Janeiro, 1987.
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE. Manual para indicação do livro didático – PNLD 1992. Rio de Janeiro, 1991.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília, 1998.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Guia de Livros Didáticos – PNLD 1999. Brasília, 1998.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de Livros Didáticos – PNLD 2002. Brasília, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.