Do lápis à lente: o texto visual de César Pinto sobre a esquistossomose

Autores

  • Ana Claudia Araujo Santos UFPE
  • Edvaldo Carvalho Alves UFPB

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p309-312

Palavras-chave:

Comunicação científica visual, Ilustrações Científicas, Fotografia, Esquistossomose.

Resumo

O presente informe de pesquisa apresenta algumas considerações acerca de uma pesquisa doutoral que se encontra em curso, no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. A problemática dessa investi-gação se centra na questão da aceitação e utilização das ilustrações científicas como documento para a comunicação e cons-trução do conhecimento científico na Ciência da Informação. O objetivo principal da referida investigação é analisar o siste-ma de comunicação científica visual elaborado por César Pinto a partir do álbum Schistosomiasis mansoni, para compreender as práticas informacionais elaboradas na década de 1940, partindo do pressuposto de que a comunicação científica visual possibilita a compreensão de um conjunto de informações elaborado a partir de vários códigos visuais que representam a per-cepção e a lógica da estruturação de um campo científico, constituindo, assim, o seu habitus. Dessa forma, a abordagem fun-damenta-se na matriz teórico metodológica do Construtivismo Estrutural, que será norteada pelos conceitos de Bourdieu de habitus e campo (BOURDIEU, 2004), que dão conta de como os indivíduos interiorizam e exteriorizam as práticas sociais que os definem. A pesquisa em curso justifica-se pela incipiência, na área da Ciência da Informação, de trabalhos que con-templem a comunicação científica a partir dos registros imagéticos. Dessa forma, espera-se que as considerações aqui postas possibilitem e intensifiquem a discussão acerca dos documentos fotográficos, entendidos como canal para a comunicação científica visual, além da contribuição para a preservação da memória científica brasileira, bem como para a elaboração de estudos futuros que contemplem tal temática.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia Araujo Santos, UFPE

    Doutoranda em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Ciência da Informação/UFPE (2014). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2009). Foi professora substituta de Museologia do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, no período de 2011 a 2012.1. Atualmente é Museóloga da UFPE (2012.1) e Museóloga responsável pelo Expolab - Laboratório de Expografia do Curso de Bcharelado em Museologia da UFPE. Atua na área de museu, patrimônio, documentação e conservação de acervos museológico e fotográfico.

  • Edvaldo Carvalho Alves, UFPB
    Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação - DCI/ UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia e Economia Política da Informação, Metodologia da Pesquisa e Disseminação, Acesso, Uso e Impactos da informação.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Esboço da teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu/Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Trad. Paula Monteiro. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994.

CHERQUES, Hermano Roberto Thiry. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista Administração Pública, v. 40, 2006, p. 27. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122006000100003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 mar. 2018.

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuições para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Esquistossomose. Dissponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/esquistossomose>. Acesso em: 10 mar. 2018.

SCARTEZINI, Natalia. Introdução ao método de Pierre Bourdieu. Caderno de campo: Revista de Ciências Soci-ais, v. 14/15, 2011, p. 25-37. Disponível em: <https://seer.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/5159>. Acesso em: 10 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

SANTOS, Ana Claudia Araujo; ALVES, Edvaldo Carvalho. Do lápis à lente: o texto visual de César Pinto sobre a esquistossomose. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 5, n. 9, p. 309–312, 2018. DOI: 10.25247/hu.2018.v5n9.p309-312. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1170.. Acesso em: 23 dez. 2024.