O caminho do leitor de Lc 2,41-52

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p190-213

Palavras-chave:

Leitor, Relato da Infância, Cristologia, Revelação, Identidade messiânica

Resumo

O artigo faz uma abordagem da perícope de Lc 2,41-52 em chave comunicativa e tem por objetivo mostrar como o autor do terceiro Evangelho dá elementos ao seu leitor para que este tenha uma pré-compreensão suficiente que o leve a reconhecer a identidade de Jesus como Cristo, por meio do qual Deus visita seu povo. Para isso, são analisados o texto e o contexto de Lc 2,41-52, abordando sua demarcação, unidade e lugar no relato da infância (Lc 1–2). Em seguida, o artigo apresenta as orientações que o autor bíblico dá para que seu leitor percorra um caminho de pré-compreensão a começar em Lc 1,1–2,40, culminando no relato de Jesus aos doze anos, no Templo (Lc 2,41-52). Nesse ponto, é feita uma análise das diversas perícopes do relato da infância, na perspectiva do leitor-modelo e de sua crescente compreensão do texto. E, por fim, conclui-se o percurso recolhendo, a título de síntese, os principais elementos da cristolologia lucana, bem como algumas características do leitor-modelo evidenciadas pelos textos estudados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Eloi Rodrigues, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

    Doutora pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), com período sanduíche na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, sob a orientação do prof. Dr. Massimo Grilli. Mestra em Teologia bíblica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e graduada em Teologia na mesma instituição. 

Referências

BAR MITZWAH. In: WIGODER, G.; SECKBACH, F. (Eds.). Encyclopaedia Judaica Jerusalem. New York: MacMillam, 1971. v. 4, p. 244.

BROWN, Raymond E. El nacimiento del Mesías: comentario a los relatos de la infancia. Madrid: Cristiandad, 1982.

COLERIDGE, Mark. Nueva lectura de la infancia de Jesús: La narrativa como cristología en Lucas 1–2. Madrid: Almendro Córdora, 2000.

ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

ECO, Umberto. Lector in fabula: la cooperación interpretativa en el texto narrativo. 3.ed. Barcelona: Editorial Lumen, 1993.

ECO, Umberto. Seis passeios nos bosques da ficção. Lisboa: Gradiva, 2019.

ESCUDERO FREIRE, Carlos. Devolver el evangelio a los pobres: a proposito de Lc 1–2. Salamanca: Sigueme, 1978.

FITZMYER, Joseph A. El evangelio según Lucas. Tomo II: traducción y comentario – capítulos 1–8,21. Madrid: Cristiandad, 1987.

GERALDI, João Wanderley . O texto em sala de aula: leitura e produção. 3.ed. Campinas: Assoeste, 1984.

GRILLI, Massimo. A transfiguração do caminho: leitura de Mc 9,2-13 a partir da sua instância comunicativa. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 64, n. 253, p. 75-106, jan. 2004.

GRILLI, Massimo. Interpretação e ação: a instância pragmática do texto bíblico. In: GRILLI, Massimo; GUIDI, Maurizio; OBARA, Elzbieta M. Comunicação e pragmática na exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2020. p. 21-56.

GUIDI, Maurizio. A questão contextual: a influência do contexto sobre o texto. In: GRILLI, Massimo; GUIDI, Maurizio; OBARA, Elzbieta M. Comunicação e pragmática na exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2020. p. 57-91.

ISER, Wolfgang. The Implied Reader: patterns of communication in prose fiction from burnyan to beckett. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1974.

MANNS, Frédéric. Luc 2,41-50 temoin de la bar mitswa de Jesus. Marianum, Roma, v. 40, n. 121-122, p. 344-349, 1978.

MUÑOZ NIETO, Jesús María. Tiempo de anuncio: estudio de Lc 1,5-5,52. Taipei: Facultas Theologica S. Roberti Bellarmino, 1994.

NICCACCI, Alviero. Dall'aoristo all'imperfetto o dal primo piano allo sfondo. Un paragone tra sintassi greca e sintassi ebraica. Liber Annuus. Studium Biblicum Franciscanum, Jerusalém, v. 42, p. 85-108, 1992.

RODRIGUES, Márcia E. “En tois tou patrós mou” (Lc,2,49): a identidade messiânica de Jesus segundo Lc 2,41-52 (e Lc 4,16-30). 2019. Tese (Doutorado em Teologia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2019.

RODRIGUES, Márcia Eloi. O Cristo pós-pascal na narrativa da infância segundo Lc 2,41-52. 2008. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2008.

RODRÍGUEZ CARMONA, Antonio. Jesús comienza su vida de adulto (Lc 2,41-52). Estudios Bíblicos, v. 50, n. 1-4, p. 177-189, 2ª época 1992.

SCHÜRMANN, Heinz. Commentario teológico del nuovo testamento: il vangelo di Luca. Brescia: Paideia, 1983.

VALENTINI, Alberto. Vangelo d’infanzia secondo Luca: riletture Pasquali delle origini di Gesù. Bologna: Dehoniane, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

RODRIGUES, Márcia Eloi. O caminho do leitor de Lc 2,41-52. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 2, p. 190–213, 2023. DOI: 10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p190-213. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2480.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

41-50 de 102

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.