O autodiscernimento de Abraham Heschel como método de ressignificação humana
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pParole chiave:
Autodiscernimento, Abraham Heschel, Ressignificação humana, Espiritualidade modernaAbstract
Este artigo explora o conceito de autodiscernimento em Abraham Heschel como um método central para a ressignificação da experiência humana e da espiritualidade. A pesquisa concentra-se na relação entre o autodiscernimento e a experiência profética, examinando como a prática de distinguir a vontade divina das motivações humanas pode transformar a compreensão da relação entre Deus e o homem. A partir de uma análise bibliográfica das obras de Heschel, o estudo demonstra como o autodiscernimento pode ser aplicado à prática religiosa contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva sobre a interação entre o divino e o humano. O artigo busca, assim, ampliar a compreensão da espiritualidade moderna, sugerindo caminhos para uma prática religiosa mais profunda e significativa através do autodiscernimento.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
DRESNER, Samuel. Abraham Joshua Heschel: A Life of Purpose and Passion. 1. ed. New York: Schocken Books, 2001.
HESCHEL, Abraham J. Deus em busca do homem. Trad. Professor Albérico F. Souza. São Paulo: Paulinas, 1975.
HESCHEL, Abraham J. O homem à procura de Deus. Trad. Euclides Carneiro da Silva. São Paulo: Paulinas, 1974a.
HESCHEL, Abraham J. O homem não está só. Tradução de Edwuino Aloysius Royer. São Paulo: Paulinas, 1974b.
HESCHEL, Abraham J. Los Profetas: El hombre y su vocación. Supervisión de Marshall T. Meyer. Buenos Aires: Paidós, 1973a.
HESCHEL, Sussanah. Introdução. In: HESCHEL, Abraham J. O último dos profetas: uma introdução ao pensamento de Abraham Joshua Heschel. São Paulo: Manole, 2002.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 EMIVALDO NOGUEIRA
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).