O autodiscernimento de Abraham Heschel como método de ressignificação humana
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pPalavras-chave:
Autodiscernimento, Abraham Heschel, Ressignificação humana, Espiritualidade modernaResumo
Este artigo explora o conceito de autodiscernimento em Abraham Heschel como um método central para a ressignificação da experiência humana e da espiritualidade. A pesquisa concentra-se na relação entre o autodiscernimento e a experiência profética, examinando como a prática de distinguir a vontade divina das motivações humanas pode transformar a compreensão da relação entre Deus e o homem. A partir de uma análise bibliográfica das obras de Heschel, o estudo demonstra como o autodiscernimento pode ser aplicado à prática religiosa contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva sobre a interação entre o divino e o humano. O artigo busca, assim, ampliar a compreensão da espiritualidade moderna, sugerindo caminhos para uma prática religiosa mais profunda e significativa através do autodiscernimento.
Downloads
Referências
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
DRESNER, Samuel. Abraham Joshua Heschel: A Life of Purpose and Passion. 1. ed. New York: Schocken Books, 2001.
HESCHEL, Abraham J. Deus em busca do homem. Trad. Professor Albérico F. Souza. São Paulo: Paulinas, 1975.
HESCHEL, Abraham J. O homem à procura de Deus. Trad. Euclides Carneiro da Silva. São Paulo: Paulinas, 1974a.
HESCHEL, Abraham J. O homem não está só. Tradução de Edwuino Aloysius Royer. São Paulo: Paulinas, 1974b.
HESCHEL, Abraham J. Los Profetas: El hombre y su vocación. Supervisión de Marshall T. Meyer. Buenos Aires: Paidós, 1973a.
HESCHEL, Sussanah. Introdução. In: HESCHEL, Abraham J. O último dos profetas: uma introdução ao pensamento de Abraham Joshua Heschel. São Paulo: Manole, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EMIVALDO NOGUEIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).