A esperança e a aliança a partir do paradigma da criação no itinerário do povo de Deus
DOI :
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pMots-clés :
Aliança, Fé, Promessa, Criação, EcologiaRésumé
Este escrito tem por objetivo a compreensão do lugar ocupado pela esperança no itinerário do povo de Deus, movido pela espera do cumprimento das promessas de Deus atestadas nos relatos de aliança. O método utilizado é a análise literária do próprio texto bíblico e de comentários bíblicos sobre o tema. Para tal intuito, exige-se metodologicamente uma avaliação prévia do vocabulário e do campo semântico utilizado pela Escritura para se referir ao tema da esperança. Os passos incluem o levantamento dos termos utilizados para referir-se à esperança, o alargamento dessa compreensão etimológica com a ponderação do campo semântico da esperança e a reflexão sobre o itinerário do povo de Deus movido pela esperança. Portanto, a análise etimológica é enriquecida pela análise teológica de alguns eventos-chave na vida do povo, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Esse percurso leva à percepção de que há uma noção eclesiológica que ultrapassa os limites do Israel histórico e da comunidade primitiva, alcançando uma universalidade do povo de Deus. Esta noção tem seu fundamento na nova aliança, mais ampla e definitiva, estabelecida em Cristo, que desemboca na urgência de uma conscientização acerca da ecologia integral.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Bíblia Sagrada. 2a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2019.
BIBLEWORKS, L. BibleWorks. Norfolk: Bible Works, 2006.
BRIEND, Jacques. El Pentateuco. 3. ed. Estella (Navarra): Verbo Divino, 1980 (Cuadernos Biblicos, 13).
CRÜSEMANN, Frank. A torá: teología e história social da lei do Antigo Testamento. trad. Haroldo Reimer. 2a ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Sí: sobre o cuidado da casa comum. Disponível em:
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html#_ftn12. Consultado em 28/09/2024.
GOMES, Rita Maria. A violência surgida no seio da criação e a necessária recriação (Gn 6,5-9,17). Estudos Bíblicos, v. 35, n. 140, p. 451–463, dez. 2018.
KLEINE, Michel. Aliança com a Abraão. Estudos Bíblicos, v. 24, n. 90, p. 20-26, 2006.
KOPENAWA, Davi. ALTBERT, Bruce. O espírito da floresta: a luta pelo nosso futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
LAMADRID, Antonio González. História deuteronomista. In: SÁNCEZ CARO, José Manuel (ed.). História, Narrativa, Apocalíptica. Navarra: Verbo Divino, 2000, p. 17-226.
LÓ, Rita de Cácia. Aliança no Êxodo. Estudos Bíblicos, v. 24, n. 90, p. 27-34, 2006.
MAYER, Bernhard. ἐλπίς. In: BALZ, H. R.; SCHNEIDER, G. Diccionario exegético del Nuevo Testamento. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1996. v. I, col. 1336-1347.
MOWINCKEL, Sigmund. El que ha de venir: Mesianismo y Mesías. Madrid: Fax, 1975.
NESTLE-ALAND. Novum Testamentum graece. 28 ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2012.
PERONDI, Ildo. A aliança com toda a criação. Estudos Bíblicos, v. 24, n. 90, p. 11-19, 2006.
RAHLFS, Alfred (Ed.). Septuaginta. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2006.
SIQUEIRA, Tércio Machado. A Esperança Messiânica. [s. d.]. Universidade Metodista de São Paulo. Disponível em: https://metodista.br/faculdade-de-teologia/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/a-esperanca-messianica. Acesso em: 30 jun. 2024.
VANHOYE, Albert. El mensaje de la carta a los hebreos. 2. ed. Estella (Navarra): Verbo Divino, 1980 (Cuadernos Biblicos, 19).
VATICANO, ecologia integral. A Criação é responsabilidade de todos. Vatican News do dia 18 de junho de 2020. Disponivel em: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-06/ecologia-integral-documento-laudato-si.html. Acesso em 22 de novembro de 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Rita Maria Gomes 2025
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).